O Estado de S. Paulo

Brasil 100% vai encarar a Alemanha

Seleção obtém, sobre Honduras, seu quarto triunfo na competição e domingo terá pela frente o tradiciona­l adversário

- KOCHI, Índia

Vai ter Brasil e Alemanha no Mundial. Desta vez, porém, no Sub-17. O confronto está marcado para domingo e vale vaga na semifinal da competição. O duelo era esperado e está sendo aguardado com grande expectativ­a – menos pelo ocorrido pouco mais de três anos atrás na Copa do Mundo e mais pelo fato de colocar frente a frente duas equipes de garotos favoritas ao título.

A seleção brasileira se garantiu ontem nas quartas de final ao vencer Honduras por 3 a 0. O jogo foi no Estádio Jawaharlei Nehru, em Kochi. A Alemanha estava classifica­da desde segunda-feira, quando fez 4 a 0 na seleção da Colômbia.

Os impiedosos 7 a 1 que a Alemanha principal aplicou no Brasil naquele 8 de julho de 2014, pela semifinal da Copa, no Mineirão, dão uma conotação diferente ao encontro entre as duas seleções. Foi assim na final da Olimpíada do Rio, vencida pelo Brasil nos pênaltis. Também deverá ser domingo, embora em categoria e situações diferentes – os brasileiro­s têm 100% de aproveitam­ento na competição; os alemães chegaram a levar 4 a 0 do Irã na primeira fase.

Mas os jogadores da seleção nacional, pelo menos num primeiro momento, optaram por separar as coisas. “Aquilo é passado (Copa e Olimpíada). Temos de viver o hoje, vamos em busca da vitória, jogar para ganhar. Viemos com o objetivo de ganhar, de sermos campeões’’, comentou o meia Marcos Antônio, que joga no Atlético-PR, ao Globoespor­te.com.

Marcos Antônio foi o autor de um dos gols sobre os hondurenho­s. Os outros dois foram marcados pelo atacante sãopaulino Brenner.

Ajustes. O técnico Carlos Amadeu foi logo avisando, após a partida com Honduras, que só a partir de hoje falará sobre a Alemanha. No entanto, apesar de elogiar sua equipe, já deu pistas sobre pontos que espera corrigir para que o Brasil leve a melhor na partida de domingo, que será disputada na cidade de Calcutá. “Temos de corrigir algumas questões de falta de concentraç­ão, que a gente está oscilando, e também a falta de pressão no portador da bola”, disse Amadeu. “A gente permitiu muito o chute de média distância dos adversário­s”, completou, referindo-se especifica­mente ao jogo contra Honduras.

Amadeu também percebeu que o posicionam­ento da equipe brasileira precisa melhorar, principalm­ente no meio de campo. “A gente está permitindo alguns contra-ataques por questão de posicionam­ento do nosso meio. Mas a gente está detectando o que está acontecend­o e vamos trabalhar (para corrigir) para o próximo jogo.’’

Alemanha. O rival está em formação, oscilou durante a disputa, mas o técnico Christian Wuck entende que depois da desastrosa partida contra o Irã o time adquiriu padrão de jogo competitiv­o e seguro. O destaque alemão é o meia Jann-Fiete Arp, 17 anos, que joga no Ham- burgo (defende o time Sub-19), e é considerad­o revelação da nova geração. O zagueiro Becker e o atacante John Yeboah também são promissore­s.

Surpresa. Mas a grande sensação do Mundial Sub-17 é o Irã. Com quatro vitórias até agora, chegou às quartas de final após bater o México por 2 a 1. Pega a Espanha, que eliminou a França ao vencê-la por 2 a 1.

A etapa terá uma disputa africana, entre Mali (5 a 1 no Iraque) e Gana (2 a 0 no Níger), além do confronto entre Estados Unidos e Inglaterra. Os norte-americanos se garantiram ao golear o Paraguai por 5 a 0. Os ingleses passaram pelo Japão por 5 a 3 nos pênaltis, após empate por 0 a 0.

 ?? MIKE HEWITT/ FIFA- GETTY IMAGES ?? Faro de gol. Brenner fez dois gols contra Honduras e ajudou a colocar o Brasil nas quartas
MIKE HEWITT/ FIFA- GETTY IMAGES Faro de gol. Brenner fez dois gols contra Honduras e ajudou a colocar o Brasil nas quartas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil