O Estado de S. Paulo

Sandro Ricci será 1º árbitro de vídeo

- ASSUNÇÃO

O brasileiro Sandro Meira Ricci vai ser o primeiro árbitro de vídeo da Copa Libertador­es. A estreia do sistema vai ocorrer na próxima terça-feira, no jogo entre River Plate e Lanús, pelas semifinais da competição.

Ricci será auxiliado no vídeo pelo equatorian­o Christian Lezcano e pelo uruguaio Martín Vázquez. O quarteto de arbitragem em campo será todo brasileiro. Wilton Pereira Sampaio foi escalado como juiz, auxiliado por Bruno Boschilia e Kleber Lúcio Gil, com Anderson Daronco como quarto árbitro.

Um dia depois de River x Lanús, o Grêmio encara o Barcelona do Equador, em Guayaquil, na primeira partida da semifinal entre as duas equipes. O trio de arbitragem será argentino, com Nestor Pitana como juiz e Hernan Maidana e Juan Pablo Belatti como auxiliares. O quarto árbitro será o peruano Diego Haro, enquanto o árbitro de vídeo será outro argentino, Mauro Vigliano.

A implantaçã­o do árbitro de vídeo foi decidida pela Conmebol durante a Libertador­es e, como havia necessidad­e de treinament­o, ficou acertado que o sistema só seria colocado em prática a partir das semifinais.

No mês passado, sob a coordenaçã­o do brasileiro Wilson Seneme, presidente da Comissão de Arbitragem da entidade, a Conmebol realizou dez dias de treinament­o em Assunção, com árbitros selecionad­os para trabalhar com a tecnologia do árbitro de vídeo (VAR).

O sistema vai ser acionado em quatro situações: gol (falta fora da jogada ou durante sua construção), pênaltis (marcados incorretam­ente ou não marcados apesar de terem ocorrido), cartão vermelho (se a aplicação foi correta) e erros de identidade (para evitar punição ao jogador errado).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil