O Estado de S. Paulo

Maria Cristina Pinotti,

economista e diretora do CDPP

-

1. Entre erros e acertos, qual é o balanço que a senhora faz após três anos do início da Operação Lava Jato?

Acho a Operação Lava Jato um sucesso extraordin­ário. Porque é só olharmos para trás e vermos o número de vezes que ela já foi declarada morta e até agora o que temos visto são avanços e avanços sistemátic­os, sobretudo na parte daquilo que cabe na primeira instância, que são as pessoas que não têm foro privilegia­do. A Lava Jato tem nos mostrado a extensão da corrupção no País. Na minha opinião, mostrar a extensão da corrupção e aplicar a justiça a essas pessoas que cometem esses crimes é o grande papel da Lava Jato.

2. Como ir além da Lava Jato no combate à corrupção, como afirmou o procurador da República Deltan Dallagnol?

Você não acaba a corrupção com a Lava Jato. Ela é limitada, está aqui para fazer esse papel, e a corrupção é um processo muito mais complexo e depende das instituiçõ­es do País, das instituiçõ­es formais, as leis, a cultura, etc.

3. Pesquisas mostram que brasileiro apoia a Lava Jato, porém muitos acreditam que “acabará em pizza”. O que explica essa sensação?

Porque as pessoas estão vendo a reação dos políticos com relação à Lava Jato. Esse é o grande temor de todo mundo. E sabe-se que é muito difícil evitar aquilo que o Deltan

(Dallagnol) chama de as grandes decisões da meia-noite.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil