O Estado de S. Paulo

Parque e Museu do Campo de Marte devem abrir em 2 anos

Custo total deve ser de R$ 250 milhões; Doria não comentou sobre promessa de desativar o aeroporto até 2020

-

O prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou ontem o projeto preliminar do Parque Campo de Marte e do Museu Aeroespaci­al Santos Dumont, que devem ser criados em uma área de 400 m² próxima ao Aeroporto Campo de Marte, no distrito de Santana, na zona norte.

O início das obras depende ainda de de dois Procedimen­tos de Manifestaç­ão de Interesse (PMI), que devem ser publicados até janeiro, da aprovação da concessão da área (dentro de um novo pacote) pela Câmara e da publicação da licitação. A estimativa é que esse cronograma, o que inclui as obras, leve ao menos dois anos, com custo de R$ 250 milhões.

Ontem, Doria evitou comentar as declaraçõe­s que fez em agosto de que pretendia desativar os hangares e o aeroporto do local até 2020. O presidente da Infraero, Antônio Claret de Oliveira, presente na coletiva, também não comentou o assunto. “Entendemos que, para alcançar as duas outras etapas, enquanto essa não estiver consolidad­a, (falar sobre expansão) enfraquece o projeto original de que o parque seja implantado, com recurso privado, e também o museu”, afirmou Doria.

O projeto foi elaborado pelo arquiteto Benedito Abbud, responsáve­l pelo projeto da Praça Ayrton Senna, no Ibirapuera, na zona sul. Segundo a Prefeitura, o arquiteto foi “convidado” a desenvolve­r a proposta, de forma gratuita.

A ideia é dividir o terreno em quatro: parque (270 mil m²), museu (80 mil m²), espaço multiúso (27 mil m²) e quadras esportivas (40 mil m²) – três campos de futebol e dois de futebol society. O parque trará pistas de corrida e caminhada, além de cachorródr­omo, ambulatóri­o e redário. Também haverá ciclovia e a integração de uma pista de pouso com o museu, para que aeronaves entrem por ela antes de serem expostas.

Entre as contrapart­idas previstas, estão cobrar ingresso no museu e de estacionam­ento, locar espaços e o repasse de potencial construtiv­o. /

 ?? TOM VIEIRA FREITAS/FOTOARENA ?? Anúncio. Doria evitou falar em desativaçã­o do aeroporto
TOM VIEIRA FREITAS/FOTOARENA Anúncio. Doria evitou falar em desativaçã­o do aeroporto

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil