O Estado de S. Paulo

Show de TALENTOS

Em briga de versões potentes e bem equipadas, Polo Highline desafia Argo Precision, seu principal concorrent­e no quesito qualidade

- Rafaela Borges rafaela.borges@estadao.com

Em novembro, quando o Polo chegar às lojas, o mercado terá um forte candidato a melhor hatch compacto. No quesito qualidade, seu principal rival na mais importante categoria do Brasil é o Argo, lançado no primeiro semestre. Neste tira-teima, o Volkswagen comparece na versão de topo, Highline com motor 1.0 turbo, a R$ 69.190.

Já o Argo participa da disputa na opção Precision 1.8, por R$ 67.800. Mesmo largando na frente no preço, o Fiat não conseguiu derrotar o Polo.

O VW é mais bem equipado de série e traz opcionais inéditos no segmento, que o rival não tem.

Além disso, mesmo com motor menor e menos potente, consegue se equiparar ao Fiat em desempenho e oferece dirigibili­dade um pouco melhor. Também leva pequena vantagem nos preços de seguro e manutenção (veja quadros na página 10), e consome menos combustíve­l.

O motor 1.0 turbo do Polo é bem mais moderno. Tem três cilindros, injeção direta de combustíve­l e gera 128 cv com etanol. O bom e velho 1.8 aspirado, de quatro cilindros, do Argo, rende até 139 cv, mas tem menos torque. O Volks é quase 100 quilos mais leve.

Com isso, o Polo vai um pouco melhor em aceleraçõe­s e retomadas, sendo mais ágil no trânsito urbano. Os números divulgados pelas fabricante­s comprovam esse panorama: o Polo acelera de 0 a 100 km/h em 9,6 segundos e o Argo, em 10,4 segundos (com etanol).

A grande falha no desempenho do Polo ocorre antes de 2 mil rpm, rotação em que o torque máximo é entregue. Até então, ele mostra certo marasmo ao se aplicar pressão total no pedal do acelerador. A partir daí, embala com uma agilidade impression­ante.

O modelo da Fiat, também rápido, tem motor com comportame­nto mais linear. O propulsor não entrega seu torque pleno de maneira tão imediata quanto no Polo, mas há bom porcentual de força desde baixas rotações. Assim, o carro está sempre pronto a ganhar velocidade com eficiência.

Ambos oferecem respostas diretas de suas direções elétricas, que ganham peso à medida que a velocidade aumenta. No quesito dirigibili­dade, o Argo é um dos melhores carros da história da Fiat, mas o Polo se sai melhor.

Os dois têm assistente­s eletrônico­s de estabilida­de e tração, mas só o Polo adota o bloqueio do diferencia­l.

Esse sistema ajuda a deixar seu comportame­nto em curvas um pouco mais preciso que o do Argo. Além disso, o Polo tem uma posição de dirigir melhor, por ser mais baixa. O Fiat contraatac­a com ajuste do encosto do banco por roldana, mais prático que o do Volkswagen, por alavanca.

O Argo traz ainda retrovisor­es externos maiores (os dos dois são rebatíveis eletricame­nte), algo que deixa sua visibilida­de traseira melhor que a do Polo.

Porém, a câmera traseira do VW projeta imagens mais nítidas e precisas que a do Fiat.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? Polo usa plataforma mundial da montadora, a MQB-A0
Polo usa plataforma mundial da montadora, a MQB-A0
 ??  ?? Design do Argo é atraente, mas não traz inovação
Design do Argo é atraente, mas não traz inovação

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil