O Estado de S. Paulo

AVALIAÇÃO

ANDAMOS NO CUPÊ HONDA CIVIC SI, QUE CHEGA NO ANO QUE VEM

- Tião Oliveira tiao.oliveira@estadao.com CHIBA, JAPÃO

Anova geração do Civic Si chegará ao País no segundo trimestre de 2018, de acordo como o presidente da filial brasileira da Honda, Issao Mizoguchi. O cupê produzido no Canadá tem motor 1.5 turbo a gasolina de 208 cv e câmbio manual de seis marchas. Embora a marca não confirme, o preço deverá ficar em torno dos R$ 180 mil.

O carro feito em série é praticamen­te igual ao protótipo apresentad­o durante o Salão de Nova York (EUA), em abril. Na dianteira, são novos o friso preto e as largas entradas de ar.

Atrás, os destaques são o defletor de ar sobre a tampa do portamalas e uma espécie de arco unindo as lanternas com luzes de LEDs. Também chama a atenção o escapament­o central com formato poligonal.

Por dentro, o acabamento é bem parecido com os das versões convencion­ais. Por ora, o Honda é vendido nos EUA e Canadá, mas, para um carro dessa faixa de preço no Brasil, poderia haver um pacote mais refinado.

Entre os detalhes exclusivos do Civic Si, há pedais de alumínio com pequenos enxertos de borracha, bancos esportivos com o logo Si e costuras vermelhas nos assentos, portas, volante e manopla de câmbio, cujo acabamento inclui alumínio.

Há ainda sistema multimídia com tela de 7” sensível ao toque, compatível com as plataforma­s Apple CarPlay e Android Auto. O dispositiv­o permite controlar as funções do sistema de som de 450 W de potência, com dez alto-falantes. Freio de estacionam­ento elétrico e ar-condiciona­do digital de duas zonas são outros atrativos da lista de itens de série. A partida do motor é acionada por meio de botão.

As rodas de liga leve de 18 polegadas com dez raios têm acabamento exclusivo em dois tons e estão calçadas em pneus 235/40 R18. O motor é o mesmo 1.5 de quatro-cilindros com turbo da versão Touring à venda no Brasil, mas recalibrad­o para entregar 35 cv a mais de potência a partir das 5.700 rpm. O torque, de 26,5 mkgf, está disponível aos 2.100 giros.

O Civic Si que deixou de ser oferecido há pouco mais de um ano no País tinha motor 2.0 aspirado de 206 cv e 23,9 mkgf. Em relação a essa geração, a nova tem carroceria cerca de 25% mais rígida e “emagreceu” 8 kg.

A opção esportiva recebeu barras estabiliza­doras mais rígidas (30% na frente e 60% atrás), molas mais duras com mudança no passo entre os elos, sistema de amortecedo­res adaptativo­s, di- ferencial com deslizamen­to limitado e freios com discos de 12,3 polegadas nas rodas da frente. A direção, com assistênci­a elétrica, tem relação variável para entregar respostas mais diretas aos comandos do motorista.

Outra boa novidade são as duas opções de modos de condução: Normal e Sport. Ao ativar a segunda, o ajuste de amortecedo­res, direção e acelerador são alterados para permitir uma condução mais agressiva.

EM MOVIMENTO

Aceleramos o novo Civic Si em uma pista de testes nos arredores de Tóquio. De imediato, foi possível perceber que o cupê é aquele tipo de carro que pode ser guiado com tranquilid­ade no dia a dia, mas também agradará a quem gosta de uma tocada mais “forte”.

O mérito não é apenas do motor, que entrega torque total em um regime de rotação relativame­nte baixo. O papel mais importante é desempenha­do pelo câmbio de relações curtas, que gerencia muito bem a força enviada ao eixo dianteiro.

Aliás, o ronco do motor, que recebeu atenção especial dos engenheiro­s da Honda, agrada. Não chega a ser um urro, mas instiga os sentidos quando o motorista pisa mais fundo no acelerador. O cupê permite atacar curvas fechadas em alta velocidade sem medo. É fácil manter o carro sob controle, principalm­ente por causa da ação dos controles de tração e estabilida­de, que cumprem seus papéis sem serem muito invasivos.

O JORNALISTA VIAJOU A CONVITE DA ANFAVEA

 ?? HONDA ??
HONDA
 ?? FOTOS: HONDA ?? Carroceria do Civic Si traz duas portas e ficou 25% mais rígida e 8 kg mais leve que a da geração anterior. Carro virá do Canadá
FOTOS: HONDA Carroceria do Civic Si traz duas portas e ficou 25% mais rígida e 8 kg mais leve que a da geração anterior. Carro virá do Canadá

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil