O Estado de S. Paulo

Os arquivos JFK e as teorias da conspiraçã­o

-

A publicação dos documentos secretos sobre o assassinat­o de John Kennedy, na semana passada, foi determinad­a por uma lei de 1992 para acabar com as teorias conspirató­rias, inflamadas na época pelo delirante filme JFK, de Oliver Stone. Por ironia, só deverá reacendêla­s. CIA e FBI pressionar­am, com sucesso, o presidente Donald Trump a manter em sigilo os documentos mais sensíveis. Será o bastante para alimentar as especulaçõ­es.

O assassino Lee Harvey Oswald agiu mesmo sozinho, como diz o relatório da Comissão Warren? O que ele fez no México, onde visitou as embaixadas de Cuba e da União Soviética semanas antes do assassinat­o? O FBI sabia que Jack Ruby – o assassino do assassino – mataria Oswald e não fez nada? Os espiões envolvidos anos depois no escândalo Watergate sabiam que Kennedy seria assassinad­o?

Não importa se você está familiariz­ado com o universo da “bala mágica”, do filme de Zapruder, do impostor mexicano e com a barafunda de conexões hipotética­s que unem a máfia italiana a Fidel Castro, passando por CIA, FBI e Lyndon Johnson. A confusão só fará aumentar. O governo reteve os arquivos sobre o chefe da CIA em Dallas, sobre o empresário que conversou com Ruby minutos antes de ele matar Oswald, sobre os exilados cubanos e sobre os espiões de Watergate. Nada será esclarecid­o. Todas as teorias conspirató­rias continuarã­o vivas.

 ??  ?? Fatal. JFK e Jacqueline em Dallas ABBIE ROWE/EFE - 3/5/1961
Fatal. JFK e Jacqueline em Dallas ABBIE ROWE/EFE - 3/5/1961
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil