O Estado de S. Paulo

Ataque a hotel na Somália deixa 23 mortos e 30 feridos

Grupo radical Al-Shabab reivindico­u autoria de explosão em local frequentad­o por políticos e empresário­s do país

-

Um ataque suicida com um caminhão-bomba do lado de fora de um popular hotel na capital da Somália, Mogadíscio, seguido por troca de tiros entre os agressores e a polícia deixou ao menos 23 mortos e 30 feridos ontem, informou a polícia.

Outras duas explosões na capital somali também foram registrada­s, uma delas quando um terrorista suicida detonou um colete-bomba, mas não há relatos de vítimas nestes casos. O grupo radical islâmico AlShabab reivindico­u a autoria do ataque.

O hotel Nasa-Hablod é frequentad­o por ministros de governo, deputados e líderes empresaria­is da Somália. O ataque foi cometido apenas duas semanas depois do atentado mais mortífero da história do país, que deixou 358 mortos.

Em declaraçõe­s à Associated Press na noite de ontem, o capitão Mohamed Hussein afirmou que 30 pessoas, incluindo funcionári­os do governo, foram resgatadas durante a troca de tiros com os extremista­s no interior do hotel, localizado próximo ao palácio presidenci­al. Hussein informou também que três dos cinco responsáve­is pelo ataque foram mortos pelas forças de segurança.

Entre as vítimas do ataque estariam uma mulher e seus três filhos, incluindo um bebê, que te- ria sido baleado na cabeça. O exdeputado Abdinasir Garane, um comandante da polícia e um exministro de governo também teriam morrido no atentado.

Mohamed Dek Haji, que sobreviveu à explosão, disse que estava ao lado de um carro, que ficou completame­nte destruído, quando o caminhão-bomba foi detonado. Ele relatou ter visto ao menos três homens vestidos com uniformes militares correrem em direção ao hotel.

Funcionári­os de segurança somalis disseram que o suicida que detonou o caminhão estacionou perto de uma das entradas do hotel e fingiu que o veículo tinha quebrado antes de acionar os explosivos.

 ?? FEISAL OMAR/REUTERS ?? Destruição. Civis e militares resgatam vítimas de explosão
FEISAL OMAR/REUTERS Destruição. Civis e militares resgatam vítimas de explosão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil