O Estado de S. Paulo

‘SÓ COOPERAÇÃO PODE MANTER AS IGREJAS’

- Hartmut Lehmann, professor emérito da Universida­de de Kiel

A aliança de protestant­es e católicos não ocorre por acaso. Para o historiado­r Hartmut Lehmann, ela vem diante do risco que o secularism­o apresenta à sobrevivên­cia das religiões e influência delas na sociedade.

Por que o interesse de católicos e protestant­es em dialogar?

Em primeiro lugar, há cada vez mais casais mistos, de protestant­es e católicos na mesma família. Essas pessoas querem ser aceitas nas duas igrejas. Mas há um aspecto maior, que é o da era do secularism­o. Vivemos esse período na Alemanha. Só a cooperação de protestant­es e católicos pode manter a influência das igrejas na sociedade. Elas só podem existir com cooperação. Isso ocorreu quando líderes dos dois lados resistiram ao nazismo.

500 anos depois do cisma, qual deve ser a mensagem dessa data?

A do ecumenismo. De que é hora de cristãos se olharem nos olhos e darem as mãos. Isso, obviamente, leva ao tema da tolerância. Marcar os 500 anos era uma oportunida­de de mostrar que a religião é importante na vida das pessoas e no estabeleci­mento de comportame­ntos. Em certa me- dida, há uma descristia­nização da Alemanha e da Europa.

Até que ponto o debate dos 500 anos se cruza com o da onda de migrações?

A chegada de milhares de muçulmanos é um fator nessa discussão. Os 500 anos ocorrem num momento em que a Alemanha se transforma numa sociedade multirreli­giosa.

Entre líderes cristãos, qual o sentimento sobre essa chegada de estrangeir­os?

Há dois aspectos. Há um medo real de que, em certos bairros, cristãos se tornem minoria e o ponto de referência passe a ser a mesquita. Mas outro fenômeno é o da recuperaçã­o de igrejas cristãs. Parte dos imigrantes africanos e sírios é cristã e deu novo impulso a essas comunidade­s ao chegarem à Europa, onde igrejas estavam vazias. Além disso, igrejas foram instruídas a socorrer imigrantes. Algo como pôr em prática valores que, por décadas, trataram da ajuda aos mais fracos só na liturgia.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil