O Estado de S. Paulo

‘É MAIS FÁCIL SER ACEITO EM FACULDADE DOS ESTADOS UNIDOS’

- Eduardo Rubini, economista / LUCIANA ALVAREZ, ESPECIAL PARA O ESTADO

“Eu terminei o ensino médio em 2012, no Colégio Dante Alighieri, e fiz ao mesmo tempo o high school. A decisão de fazer o programa foi conjunta, dos meus pais e minha. Eu já estudava inglês fora da escola quando ofereceram o convênio. Achamos interessan­te porque iria além do conhecimen­to do idioma, seria cursar um currículo americano. Apostamos que teria mais valor. Exigiu um tempo a mais de dedicação aos estudos, mas não tão diferente do que eu já dedicava ao inglês.

No começo, uma experiênci­a nova no colégio, pouca gente entendia direito o que significar­ia. Com o passar dos anos, atraiu mais o interesse das famílias. Minhas duas irmãs mais novas também fizeram o high school. É um instrument­o para você sair com conhecimen­tos e habilidade­s que no currículo brasileiro não teria. A aula de discurso é uma das coisas que mais me apoiou na vida e na carreira. São conhecimen­tos que aproveito até hoje. Além disso, (o high school) me deu bases em temas como política, economia, assuntos que não se veem nem na escola nem na faculdade e são importante­s para a vida toda.

No 9.º ano eu já sabia o que queria fazer: estudar Economia fora do País. Como as faculdades americanas olham as notas de todo o ensino médio, me dediquei para ter uma boa performanc­e. Consegui ser aprovado onde queria, na Universida­de de Chicago. Sair do ensino médio com o diploma de high school obviamente ajudou muito. Eles sabem que não sou americano, mas que já passei por um sistema de ensino deles, aprendi sobre a cultura acadêmica do país. Acaba com possíveis dúvidas sobre a adaptação.

Depois de terminar a faculdade vol- tei para o Brasil e consegui uma boa colocação. Fico feliz de ter voltado. Fico feliz também de ver que o País oferece boas oportunida­des para quem desejar voltar.”

 ?? ISABELLA WONHRATH DA GAMA E SILVA RUBINI ?? Chance. Rubini se formou em Chicago e voltou para trabalhar no Brasil
ISABELLA WONHRATH DA GAMA E SILVA RUBINI Chance. Rubini se formou em Chicago e voltou para trabalhar no Brasil

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil