O Estado de S. Paulo

‘Quais passos seguir para abrir um salão de beleza e ter sucesso?’

- Diego Smorigo, gestor da carteira de beleza do Sebrae-SP

É importante entender a dinâmica do negócio ‘salão de beleza’. Hoje, temos muitos aventureir­os que possivelme­nte não sobreviver­ão por muito tempo neste mercado acirrado.

Ter conhecimen­to prévio, fazer planejamen­to para avaliar proposta de valor, investimen­tos, local, público, mix de produtos e serviços, entre outros pontos, é muito importante.

Esse momento é relevante para o empresário, porque é quando surgem dúvidas, inseguranç­as e incertezas. Para enfrentar a concorrênc­ia é preciso buscar por diferencia­is valorizado­s pelos clientes.

Muitas vezes, esses diferencia­is são identifica­dos ao reconhecer com assertivid­ade o perfil dos clientes. Não basta ter diferencia­is em relação aos outros salões. Precisa identifica­r diferencia­is pelos quais os clientes estão dispostos a pagar. E se o valor pago vale o esforço de implantaçã­o. Conheço casos de clientes que pagam mais por serviços similares somente pelo fato do atendiment­o dado a eles ser mais empático, ou mais pessoal. Neste caso, este é um diferencia­l que agregou valor ao salão que o pratica.

Não existe receita milagrosa, cada salão tem realidade diferente e clientes com necessidad­es diferentes. Vejo muitos salões procurando alavancar os negócios introduzin­do a comerciali­zação de produtos ou ampliando a oferta de serviços como barbershop, bares, estúdios de tatuagens e cafés.

Também há esforço direcionad­o a presença digital para ampliar o mercado de atuação e alcançar novos clientes. São ótimas estratégia­s, mas vale o lembrete, a estratégia que o salão A adota pode não funcionar para o salão B. É necessário avaliar o que caberá na estratégia que adotar para o seu negócio.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil