O Estado de S. Paulo

Massa aprova a limitada Williams

Brasileiro fica satisfeito com o primeiro dia de treinos em Interlagos e está otimismo em fazer uma boa corrida amanhã

- Ciro Campos Felipe Rosa Mendes Rodolfo Mondoni

Felipe Massa começou bem o fim de semana do seu último GP do Brasil de Fórmula 1. Ciente das limitações da Williams, ele ficou satisfeito com o rendimento apresentad­o nos dois primeiros treinos livres, ontem. Foi o sétimo mais veloz na sessão de abertura e o oitavo no segundo treino do dia, ambos realizados sob forte calor no Autódromo de Interlagos.

“Treinamos dentro daquilo que a gente pode. Foi um dia bom, me senti bem no carro, na pista, com os pneus. É sempre bom pilotar em Interlagos, numa pista que a gente conhece há tanto tempo. Sem dúvida, foi um bom dia para a gente’’, avaliou o piloto da Williams.

Massa tem como meta superar Force India, Renault e McLaren. E, no primeiro treino livre, deixou os seis carros para trás. No segundo, só não superou a Force India do francês Esteban Ocon. Por pouco: 1min10s373 contra 1min10s306, registrado pelo rival.

“Estamos na briga contra Renault, Force India e McLaren. São as equipes contra as quais estamos lutando nas últimas corridas. E, na verdade, eles têm um carro mais rápido que o nosso’’, disse, referindo-se aos dois primeiros times.

Massa ficou satisfeito com o tempo bom em Interlagos. A previsão inicial, ontem, era de chuva, mas o sol e o calor predominar­am, com até 50 graus C na pista. Para o piloto, a pista seca foi positiva porque é a mesma previsão para amanhã, enquanto há expectativ­a de chuva hoje. A mudança no tempo deve atrapalhar o acerto nos carros em diferentes temperatur­as.

“A expectativ­a era mais em relação a domingo (amanhã), porque a pista deve estar bem quente também, sem previsão de chuva. E amanhã (hoje), será o contrário, com pista fresca, com um pouco de chuva no meio. Temos que ficar espertos para amanhã porque a posição de largada aqui é sempre importante’’, projetou o brasileiro.

Após deixar escapar o quarto lugar no Mundial de Construtor­es, a Williams espera ao menos garantir o quinto posto. O time britânico soma 76 pontos, contra 53 da Toro Rosso, 48 da Renault e 47 da Haas. Depois do GP do Brasil, a temporada será encerrada com o GP de Abu Dabi, no dia 26 deste mês.

Resignação. Segundo colocado na temporada, Sebastian Vettel andou atrás dos carros da Mercedes e disputou posições com os pilotos da Red Bull nos dois treinos livres do GP do Brasil. Na primeira vez que foi para a pista, o alemão ficou em sexto. Mais tarde, melhorou um pouco, cravou 1min09s875 e conquistou a quarta colocação.

“As Mercedes parecem que estão mais rápidas. Vai ser difícil superá-los, então a briga ficará entre a Red Bull e nós mesmos”, disse Vettel que ficou satisfeito com o resultado e animado com o tempo ensolarado, o que contrariou as previsões. “Eu acho que foi bom, pelo menos não choveu. Foi melhor do que esperávamo­s. A Mercedes foi mais rápida, mas ainda estamos perto’’, completou.

A Mercedes dominou o primeiro dia de treinos. Pela manhã, o inglês Lewis Hamilton bateu o recorde da pista em treinos ao romper a barreira do 1min10s, baixou ainda mais nas voltas seguintes até atingir 1min09s202. Até então, o recorde em treinos pertencia ao alemão Nico Rosberg, que anotou 1min10s023, em 2014. O melhor tempo em corrida segue com o colombiano Juan Pablo Montoya, com 1min11s473, em 2004. A marca de Rosberg foi superada nesta manhã pelos seis mais velozes do treino livre.

Felipe Massa

PILOTO DA WILLIAMS ‘Foi um dia bom, me senti bem no carro, na pista, com os pneus. É sempre bom pilotar em Interlagos’

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil