O Estado de S. Paulo

Mulher do ex-ministro Mantega morre em SP

-

A psicanalis­ta Eliane Berger, mulher do ex-ministro da Fazenda Guido Mantega nos governos petistas de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, morreu na madrugada de ontem aos 56 anos após lutar seis anos contra um câncer. Nos últimos dias, houve piora do quadro de saúde, o que levou a uma falência múltipla dos órgãos.

Mantega e Eliane eram casados havia quase duas décadas e a doença foi detectada ainda quando o economista ocupava o cargo de ministro. Mais longevo dos titulares do Ministério da Fazenda, Mantega chefiou a pasta entre março de 2006 e janeiro de 2015.

O velório foi realizado no Cemitério Israelita do Butantã, na zona oeste da capital paulista, e teve a presença de vários políticos, como o ex-presidente Lula, que chegou acompanhad­o por Paulo Vannuchi, ex-titular da Secretaria de Direitos Humanos em seu governo. O petista permaneceu cerca de 40 minutos no velório e não conversou com jornalista­s.

O ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) e os economista­s Delfim Netto e Luiz Gonzaga Belluzzo também comparecer­am ao velório da psicanalis­ta. “Ela era uma pessoa de alma refinada. Vim dar um abraço no meu amigo. Ela era uma pessoa muito delicada e vai fazer falta nesse mundo onde falta muita sutileza”, disse Belluzzo.

A amigos, Mantega afirmou que Eliane o deixou para um “merecido descanso depois de uma longa luta”.

No ano passado, o ex-ministro foi preso pela Polícia Federal no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde aguardava a realização de uma cirurgia da mulher. No âmbito da Operação Lava Jato, a medida, no entanto, foi suspensa no mesmo dia quando o juiz federal Sérgio Moro tomou conhecimen­to da situação.

Em nota, a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, lamentou a morte da psicanalis­ta. “O Partido dos Trabalhado­res está solidário com o companheir­o Guido Mantega, pela perda de sua querida mulher Eliane Berger. Guido e Eliane suportaram um prolongado sofrimento nos últimos anos, agravado por inaceitáve­is manifestaç­ões de ódio e perseguiçã­o. Ela merece descanso e ele, o nosso carinho e respeito por sua dedicação ao Brasil.”

 ?? DENISE ANDRADE /ESTADÃO-30/1/2013 ?? Psicanalis­ta. Eliane tinha câncer havia seis anos
DENISE ANDRADE /ESTADÃO-30/1/2013 Psicanalis­ta. Eliane tinha câncer havia seis anos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil