O Estado de S. Paulo

Corinthian­s põe em marcha suas mudanças para 2018

Com o caneco ganho, diretoria admite a saída de alguns atletas, como Arana, e começa a traçar nova temporada

- Daniel Batista

A próxima temporada já começou para o Corinthian­s. A diretoria aproveita a conquista do título nacional para focar em reforços e assegurar a manutenção de seus principais jogadores. Os dirigentes temem por um desmanche, algo corriqueir­o em elencos que se destacam no ano, mas que não possuem boas condições financeira­s para sobreviver. Apesar disso, o campeão brasileiro não deverá passar por grandes mudanças, a começar pela manutenção do seu treinador, Fábio Carille, que renovou contrato por dois anos antes mesmo da volta olímpica na 35.ª rodada.

Já há algumas certezas no Parque São Jorge. A primeira delas é que nenhum reforço de peso será contratado e que as mudanças no grupo não devem ser tão drásticas. A previsão da diretoria é contratar, no máximo, cinco jogadores e negociar ao menos três. Quem puxa a fila dos negociávei­s é Guilherme Arana, que possui um acordo verbal com o Sevilla. Dirigentes do clube espanhol vieram ao Brasil recentemen­te e deixaram tudo aprontado. “Falamos de valores (não revelados) e eles aceitaram e ficaram de formalizar tudo em uma proposta oficial neste mês ainda. Estamos aguardando e não vamos truncar a vida de ninguém no time. Chegando a oferta ao Corinthian­s, devemos fechar o negócio”, comentou o diretor de futebol corintiano, Flávio Adauto.

O volante Maycon é outro que não tem presença assegurada no Corinthian­s de 2018. “Há algumas conversas em andamento, mas eu não quis me envolver nelas porque o foco era o título do Brasileiro. Agora, com a taça nas mãos, vamos ver com calma o que é melhor para todo mundo”, disse o atleta, sem revelar o nome dos clubes interessad­os em seu futebol.

Existem também especulaçõ­es em cima do nome de Romero, Rodriguinh­o e do atacante Jô. Danilo tem contrato até dezembro e há boas chances de ele permanecer no elenco. “O que for possível fazer por ele, nós faremos”, assegurou Adauto. O meia voltou a atuar recentemen­te, depois de se recuperar de lesão. Aos 38 anos, gostaria de se despedir em campo. “Estou me sentindo bem. Agora que aconteceu o título podemos conversar para tratar do ano que vem. Tem Libertador­es, né? Quero jogar”, disse Danilo. Ontem, ainda no Rio, o clube anunciou a renovação de contrato com o jogador.

Carille também ajuda nas pendências, como o futuro do zagueiro Pablo. O jogador sempre teve a aprovação do treinador, mas a negociação emperrou. Pablo tem contrato de empréstimo até dezembro. Seu vínculo é com o Bordeaux, que pede ¤ 3 milhões, cerca de R$ 11 milhões pelo negócio. O Corinthian­s está otimista.

Cássio, Fagner e Camacho tiveram suas respectiva­s renovações acertadas verbalment­e. Eles devem assinar novos acordos em breve. Já Balbuena espera seu empresário chegar ao Brasil – ele vive na Argentina – para também prorrogar seu vínculo.

No mercado. A diretoria alvinegra vai ao mercado atrás de reforços pontuais. Carille já começou a avaliar atletas que pertencem ao clube e que poderiam voltar de empréstimo. Devem ser reaproveit­ados o goleiro Douglas, o volante Jean e o atacante Lucca. A ideia é achar no mercado quem está em fim de contrato.

Dessa forma, o Corinthian­s tenta se acertar com Zé Rafael, do Bahia – deve colocar Mendoza, emprestado ao time baiano, e o lateral Moisés, que teve boa passagem pelo clube nordestino, como parte do negócio. Giovanni Augusto e Kazim podem entrar em transações.

A diretoria corintiana quer dois laterais, um de cada lado, um zagueiro, um meia e um atacante. Roger, do Botafogo, ainda interessa. O lateral-direito Nino Paraíba e o zagueiro Marllon, ambos da Ponte Preta, e o lateral-esquerdo Zeca permanecem na mira.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil