O Estado de S. Paulo

Palmeiras perde do Avaí; Weverton deve chegar

Falta apenas definir alguns detalhes para clube contratar o goleiro campeão olímpico; Lucas Lima também está próximo de assinar por cinco anos

- Ciro Campos

A derrota do Palmeiras ontem por 2 a 1 para o limitado time do Avaí (leia mais abaixo) reforçou a necessidad­e de o clube alviverde buscar contrataçõ­es para a próxima temporada. A diretoria está perto de fechar o terceiro reforço para 2018, o goleiro Weverton, do Atlético-PR, enquanto os rivais ainda não têm negociaçõe­s oficializa­das.

Mesmo sem ter o técnico definido para o próximo ano, o Palmeiras começou a montar o elenco pelo setor defensivo. A primeira contrataçã­o foi a do zagueiro Emerson Santos, do Botafogo. Depois, o clube fechou com o lateral Diogo Barbosa, do Cruzeiro, e agora está bem perto de acertar com Weverton.

Palmeiras e Atlético-PR já tratam como certa a transferên­cia e agora buscam definir quando será a entrega. Como o contrato de Weverton vai até maio, daqui a algumas semanas o goleiro estará a menos de seis meses do fim do vínculo, o que abre possibilid­ade de ele assinar previament­e com outra equipe sem custo ao comprador.

Os times tentam achar uma solução intermediá­ria, com a liberação do atleta em janeiro em troca de quantia em dinheiro ou de jogadores. O Atlético-PR tem interesse, por exemplo, no meia Raphael Veiga, pouco utilizado este ano pelo Palmeiras.

Os empresário­s de Weverton explicam que, no momento, não há acordo assinado e garantem que só depois do fim do Campeonato Brasileiro o goleiro vai pensar no futuro. Curiosamen­te, na última rodada do Brasileiro, Atlético-PR e Palmeiras se enfrentarã­o em Curitiba.

O fim do calendário vai significar a intensific­ação do alviverde na procura por reforços. O período deve marcar a chegada do meia Lucas Lima, do Santos, que está em fim de contrato e com quem o Palmeiras mantém conversas há meses. A diretoria já apresentou ao jogador condições salariais e de vínculo por cinco temporadas. O Santos já pensa em liberar o jogador das duas últimas partidas do time no Brasileiro. O Palmeiras aguarda uma reunião entre o diretor de futebol, Alexandre Mattos, e o pai de Neymar, que é o empresário de Lucas Lima. O encontro deve ocorrer nas próximas semanas.

A procura palmeirens­e por reforços também se concentra no exterior. Mattos esteve semana passada na Europa para avaliar possíveis contrataçõ­es e consultou os empresário­s do atacante Bernard, do Shakhtar Donetsk. Mas recuou diante dos valores necessário­s para tirá-lo da equipe ucraniana.

Outro foco é por um lateraldir­eito. O nome avaliado é o de Rafinha, 32 anos. O jogador do Bayern de Munique tem contrato até o meio da temporada e, por pretender voltar ao Brasil, desperta o interesse do Palmeiras, que monitora sua situação.

Moedas de troca. O clube ganhará até a reapresent­ação, no começo de janeiro, 20 jogadores. São todos atletas que retornam de empréstimo de outras equipes e podem tanto ser reintegrad­os como negociados novamente, opção mais comum nesses casos.

Dos que retornam, o lateraldir­eito João Pedro, atualmente na Chapecoens­e, pode ser reaproveit­ado. Mesmo caso do atacante Artur, destaque do Londrina na Série B. O meia argentino Allione, titular do Bahia, também será reavaliado pela comissão técnica de Valentim.

Já o lateral-esquerdo Victor Luís, do Botafogo, pode ser envolvido em alguma negociação, pois o clube trouxe para a posição o ex-cruzeirens­e Diogo Barbosa, por R$ 6 milhões.

Quem está de saída é o lateral Egídio. Com contrato no fim, ele deve reforçar o Cruzeiro em 2018. O atacante Róger Guedes possivelme­nte será negociado com o mercado europeu.

 ?? CLAYTON DE SOUZA/ESTADÃO–20/8/2016 ?? A caminho. Weverton tem contrato com o Atlético-PR até maio, mas deverá chegar ao Palmeiras no início do próximo ano
CLAYTON DE SOUZA/ESTADÃO–20/8/2016 A caminho. Weverton tem contrato com o Atlético-PR até maio, mas deverá chegar ao Palmeiras no início do próximo ano

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil