O Estado de S. Paulo

1 PELA COSTA

-

Uma sucessão de lindas praias, ao longo de aproximada­mente 35 quilômetro­s, entre Japarating­a e Barra do Camaragibe. A chamada Rota Ecológica é repleta de pequenos povoados litorâneos, onde a vida tem um ritmo mais tranquilo – embora esse cenário esteja cada vez mais ameaçado com a grande quantidade de condomínio­s que vêm se espalhando por ali. Ao menos por enquanto, o visitante consegue curtir o mar sempre convidativ­o da costa alagoana e se deparar com mulheres preparando mandioca numa casa de farinha comunitári­a. Ou observar, pela manhã, famílias com baldes cheios de mariscos recém-capturados para o almoço do dia. Já as antigas praças de TV, com um televisor comunitári­o, são cada vez mais raras.

É possível explorar boa parte desse trecho litorâneo de bike (como eu fiz) ou nos passeios de buggy. Vale dizer que os veículos não podem rodar nas praias, então eles seguem pela AL-101 parando em pontos determinad­os para os turistas se banharem. O bacana é que os bugueiros sempre conhecem pontos estratégi- cos e trazem seu olhar local para o roteiro, com histórias e dicas. O passeio de 3 horas custa R$ 150 – reserve na própria pousada.

Mas se você tiver optado por alugar carro e não quiser ter a despesa extra do buggy, pode fazer um roteiro semelhante por conta própria. Mas informe-se sobre os pontos de parada para não deixar passar points bacanas do caminho – nessa reportagem, listamos algumas sugestões.

 ??  ?? Estrada. No trajeto pela AL-101, Tatuamunha e seus casarões antigos
Estrada. No trajeto pela AL-101, Tatuamunha e seus casarões antigos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil