O Estado de S. Paulo

Vendas e locações caem, mas saldo anual é positivo

-

Pelo segundo mês seguido em 2017, as vendas e as locações de imóveis usados registrara­m queda no Estado de São Paulo. Em setembro, segundo a pesquisa CRECISP, o recuo nas vendas foi de 0,56% em relação a agosto, quando a queda havia sido de 10,92% sobre julho. Na locação, a retração foi de 6,34% em setembro sobre agosto, que havia encolhido 2,86% em comparação com julho.

Apesar do desempenho negativo registrado em agosto e setembro pelas pesquisas do CRECISP, os dois mercados apresentam saldo positivo no acumulado do ano. De janeiro a setembro, o volume nas vendas de imóveis usados está positivo em 16,61% e o de locação residencia­l, em 17,3%.

“Os mercados resistem, mas em estado de anemia, sem elementos de suporte a uma retomada consistent­e e sustentáve­l de cresciment­o que os leve de volta à situação de antes da recessão, em 2013”, avalia José Augusto Viana Neto, presidente do CRECISP.

Segundo Viana, há uma concentraç­ão no cresciment­o de venda de imóveis cujo valor final não ultrapasse R$ 300 mil. Quanto à locação, os inquilinos também se limitam aos alugueis mensais de até R$ 1mil. “Percebo que esse cresciment­o tanto das vendas quanto da locação entre um mês e outro se dá nesses dois grupos de imóveis, e tem um pé sempre manco porque é carente de crédito.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil