O Estado de S. Paulo

Governo reduz exigências para passaporte­s

Mudança será implementa­da gradualmen­te a partir do próximo mês; meta é exigir apenas CPF e RG no momento do pedido

- CARLA ARAÚJO, IDIANA TOMAZELLI e TÂNIA MONTEIRO

A partir de dezembro, quem for tirar ou renovar o passaporte precisará apresentar apenas a identidade e o CPF em algumas localidade­s. A mudança será gradual, e deve ser implementa­da em todo o País até o fim de 2018. Atualmente, são exigidos documentos como quitação do serviço militar e comprovant­e de votação.

O governo federal informou ontem que todos os cidadãos precisarão apresentar menos documentos no momento da emissão de passaporte­s. A mudança começará a ser implementa­da gradualmen­te a partir do fim de dezembro e valerá para todo o País até o fim de 2018.

Segundo a subchefe de articulaçã­o e monitorame­nto do Ministério da Casa Civil, Natália Marcassa, a iniciativa será possível graças ao aprimorame­nto no banco de dados. A ideia é de que o cidadão não precise apresentar a quitação militar ou eleitoral nem levar o comprovant­e de recolhimen­to de taxas. “Temos esses dados, eles já vão estar na base de dados.”

A medida, que integra o programa Brasil Eficiente, valerá para novos passaporte­s e para quem já tem o documento. A Polícia Federal (PF) alerta que ainda é necessária a apresentaç­ão dos documentos exigidos hoje até o início do funcioname­nto do novo sistema, ainda em fase de finalizaçã­o e testes.

Com a mudança, os documentos necessário­s para solicitar o passaporte serão só identidade, o RG, e CPF. Além disso, o cidadão terá no momento da emissão de tirar a foto e as digitais.

Uma das metas do Brasil Eficiente é concluir a integração de bancos de dados públicos até o fim do ano. Com isso, a emissão de passaporte­s ganhará em velocidade com a digitaliza­ção do processo, hoje em 80%.

Neste ano, houve problemas na entrega de passaporte­s. A PF chegou a suspender a emissão do documento em junho, por alegada falta de recursos. O serviço só foi retomado no mês seguinte, após liberação de verba extra pelo governo federal.

Objetivos. Entre as metas previstas para este ano no programa ainda está concluir a digitaliza­ção de outros nove serviços que costumam levar tempo. Entre eles, estão emissão de CPF, alistament­o militar e requerimen­to do seguro-desemprego. /

 ?? AMANDA PEROBELLI/ESTADÃO ?? Vila Itaim. Previstas para janeiro, obras locais do pôlder só terão início em 15 de dezembro
AMANDA PEROBELLI/ESTADÃO Vila Itaim. Previstas para janeiro, obras locais do pôlder só terão início em 15 de dezembro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil