O Estado de S. Paulo

SP terá só 2 novas obras contra enchente no verão

- Juliana Diógenes

O plano de chuvas de verão anunciado ontem pela Prefeitura de São Paulo e pelo governo estadual inclui seis obras contra alagamento­s, mas só duas estarão concluídas durante o próximo verão. Em material divulgado pela gestão do prefeito João Doria (PSDB), as obras são anunciadas como “de curto e médio prazo” para minimizar os alagamento­s na cidade.

Até o dia 16, o Município havia investido só 12% do recurso previsto no orçamento em obras para controlar cheias. Também até esta data gastou 56% da verba prevista para serviços rotineiros de manutenção do sistema de drenagem, que inclui bocas de lobo, bueiros, córregos e piscinões, como informou o Estado.

Entre as ações divulgadas ontem, o minipiscin­ão Aricanduva, na zona leste, está sendo concluído e tem entrega prevista no verão. Esse equipament­o tem capacidade para armazenar 3,2 mil m³ de água. Prevista para fevereiro, no meio da estação de chuvas, está a canalizaçã­o do Córrego dos Alcatrazes, na zona sul.

Segundo o secretário municipal de Serviços e Obras, Marcos Penido, o pôlder da Vila Itaim – bairro da zona leste que costuma ser atingido por enchentes – será iniciado no dia 15 de dezembro. Em outubro de 2016, as obras do pôlder tinham previsão de ser iniciadas em janeiro deste ano e entregues em abril de 2018. Agora, a construção tem novo prazo: abril de 2019. Ainda foram divulgadas outras obras nas regiões leste e sul, com entrega prevista até o segundo semestre de 2019.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil