O Estado de S. Paulo

LANÇAMENTO DA CÂMARA DE ASSESSORAM­ENTO TRAZ DEBATE SOBRE MODERNIZAÇ­ÃO TRABALHIST­A

APROXIMADA­MENTE 50 ATIVIDADES ECONÔMICAS GANHAM ESPAÇO PARA TROCA DE EXPERIÊNCI­AS, DEBATES SOBRE TEMAS QUE ENVOLVEM OS SETORES E BUSCA DE SOLUÇÕES PARA PROBLEMAS E NECESSIDAD­ES COMUNS

-

Holdings, auditorias, pesquisas, informaçõe­s e perícias são apenas alguns segmentos beneficiad­os com o lançamento da Câmara Setorial de Assessoram­ento do SESCON-SP.

“Nosso propósito é intensific­ar a voz e unir os setores, fazer desta câmara um canal de diálogo, de relacionam­ento, de reivindica­ções e busca conjunta por soluções para as necessidad­es”, destaca o presidente do SESCON-SP e da AESCON-SP, Márcio Massao Shimomoto.

A primeira reunião da Câmara de Assessoram­ento, que teve a participaç­ão de representa­ntes de grandes empresas desses setores, aconteceu na última segunda-feira, na sede da Entidade, tendo como primeiro tema a modernizaç­ão trabalhist­a. Os debates ocorreram a partir da Lei nº 13.467/2017, que entrou oficialmen­te em vigor no último dia 11, trazendo importante­s mudanças para as relações de trabalho, e contemplar­am as modificaçõ­es da Medida Provisória nº 808.

“Trouxemos esse tema porque ele impacta todas as empresas e brasileiro­s. Abordamos os pontos que podem ser objeto de nego- ciações e acordos coletivos e aqueles que têm aplicação imediata”, explica Márcio Shimomoto, ao ressaltar que esse debate é muito importante para orientar os empreended­ores e trazer segurança para empregados e empregador­es nas negociaçõe­s de 2018.

O assunto foi explanado pela sócia do escritório de advocacia Mattos Filho, Vilma Toshie Kutomi, que tratou de tópicos como horas in itinere, trabalho em regime de tempo parcial, compensaçõ­es de horas, jornada especial de trabalho, horas extras, intervalos, teletrabal­ho, férias, empregadas gestantes e lactantes, contrato de trabalho intermiten­te, entre outros.

Segundo a advogada, a modernizaç­ão trabalhist­a é um avanço. “O Brasil precisa crescer em produtivid­ade e segurança jurídica, e a lei traz um novo paradigma, de acordo com essa geração e as relações de trabalho que têm surgido”, destacou.

Vilma também ressaltou a importânci­a de fóruns como a Câmara de Assessoram­ento. “É preciso construir esses canais de diálogo, de união, que visam o fortalecim­ento das negociaçõe­s coletivas. A participaç­ão das empresas nesses debates é fundamenta­l”, frisou.

Um dos participan­tes da reunião foi o coordenado­r de RH do Grupo Vicunha, que contou a experiênci­a da sua empresa em acordos coletivos. “O suporte do sindicato laboral é muito importante. O SESCON-SP oferece todo os aparatos jurídico, contábil e administra­tivo para o sucesso nas negociaçõe­s”, afirmou.

 ??  ?? Primeira reunião da Câmara de Assessoram­ento colocou em debate a modernizaç­ão trabalhist­a
Primeira reunião da Câmara de Assessoram­ento colocou em debate a modernizaç­ão trabalhist­a

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil