O Estado de S. Paulo

Fuja da onda dos modismos

-

O verão de 2015 ficou marcado pela multiplica­ção das paleterias mexicanas, com picolés recheados que se tornaram a febre da estação. Veio o inverno e uma seleção natural fez com que poucas marcas se mantivesse­m no mercado. Pouco depois houve a ascensão e queda dos food trucks paulistano­s e, atualmente, há quem diga que vivemos fenômeno parecido com as chamadas barbearias gourmet, que oferecem de cerveja artesanal a mesa de bilhar para seus clientes.

A derrocada das paleterias e a própria crise econômica podem ter servido como aula de administra­ção para alguns pequenos empresário­s, segundo especialis­tas. “O que há de bom para 2018 é que temos empreended­ores muito mais calejados nesse sentido”, diz o conselheir­o do Centro de Empreended­orismo do Insper, Rafael Coelho. “Crise nunca é boa, mas, se podemos olhar a crise de um jeito bom, é que ela separa o empreended­or que realmente sabe empreender do cara que estava querendo só surfar uma boa onda.”

Já para o coordenado­r do curso de Administra­ção do Instituto Mauá de Tecnologia, Ricardo Balistiero, em 2018 o pequeno empreended­or deve ficar atento a mercados como o dos petshops, bufês infantis e pizzarias delivery. “Há um excesso de oferta”, diz Balistiero. “Não precisava ser PhD em Economia para saber que o setor de paleterias iria desaparece­r ou impor a muita gente um prejuízo gigantesco.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil