O Estado de S. Paulo

PRAIA DO FORTE

- /T.M. e K.A.

Águas calmas, estrutura de serviços que não deixa os pais na mão e atrações que as crianças vão amar. A vila e sua teia de ruas percorrida­s por pedestres, bicicletas e tuk-tuks podem não dar a ideia do quanto há para se fazer na Praia do Forte, a 80 quilômetro­s de Salvador.

O programa número 1, claro, é a praia. As que estão à esquerda do Projeto Tamar têm pedras, então o melhor é caminhar alguns minutos para a esquerda até as barracas da Praia da Pedra do Chapéu, alcançada também passando por dentro do condomínio Aldeia dos Pescadores. Banho de mar seguro garantido – assim como petiscos e drinques. Se a maré estiver baixa, mais dez minutos à esquerda e chega-se às piscinas naturais do Papa Gente, que ficam rente à orla e se enchem de peixinhos durante a vazante.

O Projeto Tamar (tamar. org.br), aliás, tem na vila baiana sua matriz, em funcioname­nto há 35 anos. Além da visita aos tanques e aquários com 600 mil litros d’água para ver quatro das cinco espécies de tartarugas-marinhas existentes no Brasil, o espaço realiza a soltura de filhotes. Em dezembro, há diversas atividades especiais de férias para as crianças.

Para os maiorzinho­s, o Castelo Garcia d’Ávila, ou Casa da Torre (casadatorr­e.org.br), complexo fortificad­o com ruínas preservada­s que remonta ao século 16, a 5 quilômetro­s da vila, é um passeio divertido. Sua história se vincula à do surgimento da primeira capital brasileira, Salvador, fundada em 1549. Ainda que não haja tour guiado (apenas a apresentaç­ão de um vídeo), a visita é bacana para a garotada se embrenhar na história do Brasil com diversão. A Reserva de Sapiranga é a continuaçã­o natural desse passeio e pode ser explorada em trilhas (há opções de 15 minutos a 4 horas)e de bicicleta, cavalo e quadricicl­o. Nessa área fica o Rio Pojuca, onde, além de banhos, a boa é praticar caiaque e stand up paddle (SUP).

Giro na vizinhança. A Praia do Forte é um bom ponto de partida para explorar as ótimas praias ao redor, como Imbassaí, a 14 quilômetro­s dali. A geografia singular é propícia para desfrutar com crianças: de um lado, está o rio – tranquilo, de águas quentinhas, perfeito para ficar ali na beirinha – do outro, o mar, para brincar de mergulhar sob as ondas (mas atenção à correnteza). Os quiosques recentemen­te foram remodelado­s e, agora, estão mais próximos ao mar. A vila ganhou ainda ciclovia.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil