O Estado de S. Paulo

Missão na 1ª fase é fugir da Alemanha

Seleção estreia contra a Suíça e ainda terá como rivais Costa Rica e Sérvia; no entanto, vai ter de percorrer mais de 7 mil quilômetro­s na primeira fase

- Jamil Chade ENVIADO ESPECIAL / MOSCOU

O Brasil teve sorte no sorteio das chaves da Copa do Mundo da Rússia e não vai enfrentar nenhum campeão mundial na primeira fase do torneio, que começa em 14 de junho e termina em 15 de julho. A seleção, no Grupo E, enfrentará Suíça, Costa Rica e Sérvia. Duas seleções se classifica­m. Caso passe à segunda fase, o Brasil terá pela frente um adversário do Grupo F (Alemanha, México, Suécia e Coreia do Sul). Para não se enfrentare­m logo na primeira eliminatór­ia do torneio, Brasil e Alemanha têm de terminar a primeira fase na mesma posição no respectivo grupo – os dois precisam ser primeiro ou segundo colocado na chave.

A seleção brasileira vai estrear na Copa da Rússia dia 17 de junho de 2018, contra a Suíça, em Rostov. O segundo jogo na caminhada em busca do hexa será cinco dias depois, em São Petersburg­o, contra a Costa Rica. A participaç­ão na primeira fase termina em Moscou, dia 27, diante da a Sérvia. O Brasil precisa ser primeiro do grupo para não encontrar com a Alemanha já nas oitavas. Caso um dos dois fique em segundo em suas respectiva­s chaves, se enfrentarã­o no primeiro mata-mata.

O Brasil deu sorte no sorteio realizado ontem no Palácio do Kremlin, em Moscou, numa cerimônia com direito a discursos exaltando o torneio, exibição de dança típica do país-sede e presenças ilustres, a maior delas de Pelé. Maradona se fez presente “equipado” com gravata borboleta de cor amarela. Num gesto carinhoso, beijou Pelé.

A alegria brasileira não foi completa porque o País não ficou no Grupo B, ideal para quem ficará em Sochi, pois os deslocamen­tos com viagens seriam menores e mais curtos.

A seleção de Tite jogará também em São Petersburg­o e Moscou e, como fará bate-volta a partir de Sochi, percorrerá mais de 7 mil quilômetro­s em duas semanas. A abertura da Copa será em 14 de junho, quando a Rússia enfrentará a Arábia Saudita pelo Grupo A, no Estádio Lujniki, em Moscou. A final é dia 15 de julho, também em Moscou.

 ?? DMITRY AZAROV/GETTY IMAGES ?? Reverência. Em cadeira de rodas, Pelé (com Vladimir Putin à esquerda) recebe carinho de Maradona
DMITRY AZAROV/GETTY IMAGES Reverência. Em cadeira de rodas, Pelé (com Vladimir Putin à esquerda) recebe carinho de Maradona

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil