O Estado de S. Paulo

E todo mundo ainda fala desse filme, que ficou maior e melhor

- Luiz Carlos Merten

Perdidos na Noite MIDNIGHT COWBOY. (INGLATERRA, 1969.) DIR. DE JOHN SCHLESINGE­R, COM DUSTIN HOFFMAN, JON VOIGHT, BRENDA VACCARO.

Leonard Maltin não exagera ao dizer, em seu guia, que o filme de Schlesinge­r parece melhor hoje em dia que na época em que foi feito. Baseia-se num livro de James Leo Herlihy que, naquele mesmo ano, foi classifica­do como pornográfi­co – e o próprio filme desafiou os códigos da indústria, obtendo a classifica­ção ‘X’. Apesar disso, e de novo como observa Maltin, é uma história de amizade à moda antiga, mas com alguns ‘twists’ modernos. Joe Buck/Jon Voight deixa uma vida sem horizontes em sua cidadezinh­a no Texas para ser michê em Nova York. Sonha com belas mulheres. Une-se ao miserável Ratso Rizzo, Dustin Hoffman numa criação realmente memorável. Oscars de filme, direção e roteiro, de Waldo Salt. E ainda tem a trilha, com Everybody’s Talkin’, na voz de Nilsson. Agora que a aura de escândalo passou, o filme pode ser visto como é – grande.

TEL. CULT, 22 H. REPRISE, COLORIDO, 113 MIN.

VEJA TAMBÉM Pai em Dose Dupla DADDY’S HOME. (EUA, 2015.) DIR. DE SEAN ANDERS, COM MARK WAHLBERG, WILL FERRELL, LINDA CARDELLINI.

Agora que o 2 está nos cinemas pode ser divertido (re)ver o 1. Will Ferrell tenta ser o melhor padrasto, mas o pai biológico (Mark Wahlberg) não lhe dá trégua.

TEL. PREMIUM, 9H40. REPR., COL., 96 MIN.

Shakespear­e Apaixonado SHAKESPEAR­E IN LOVE. (EUA, 1998.) DIR. DE JOHN MADDEN, COM JOSEPH FIENNES, GWYNETH PALTROW, JUDI DENCH.

Sete Oscars, incluindo melhor filmes, roteiro, atriz e atriz coadjuvant­e. A vida de Shakespear­e contada através de suas peças. Uma joia de humor e elegância.

TEL. TOUCH, 15H10. REPR., COL., 122 MIN.

 ?? UNITED ARTISTS ?? Jon Voight. Com Dustin Hoffman: perdidos na noite de Nova York
UNITED ARTISTS Jon Voight. Com Dustin Hoffman: perdidos na noite de Nova York

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil