O Estado de S. Paulo

Portugal e Espanha fazem clássico

Em uma fase inicial sem grandes clássicos, países vizinhos duelam pelo Grupo B, que ainda tem Marrocos e Irã

-

A fase de grupos da Copa da Rússia terá poucos clássicos. Um deles segurament­e é Portugal e Espanha, pelo Grupo B. Os dois países vizinhos deverão ter poucas dificuldad­es diante dos outros rivais da chave – Marrocos e Irã –, mas a briga pela liderança será logo na estreia, dia 15 de junho, em Sochi.

Fernando Santos, treinador campeão da Eurocopa com Portugal, elogiou o rival. “Ela é naturalmen­te favorita. Sempre disse que é uma das equipes favoritas a conquistar a Campeonato do Mundo”, afirmou.

O técnico da seleção espanhola, Julen Lopetegui, devolveu os afagos. “Jogaremos contra o campeão da Europa. Portugal tem jogadores consolidad­os. Cristiano Ronaldo atua ao lado de grandes jogadores”.

O técnico de Marrocos, o francês Herve Renard, disse sonhar com uma façanha. “Quais as nossas chances de passar às oitavas de final? Tudo é possível”.

O treinador afirmou que no país africano, pela proximidad­e geográfica com a Espanha, a população tem idolatria pelos jogadores espanhóis e deverá ficar ansiosa pelo encontro.

Argentina. O técnico Jorge Sampaoli adotou um tom político para comentar o grupo D, formado por Argentina, Islândia, Croácia e Nigéria. “A única coisa que posso dizer para os torcedores é que será um grupo muito complicado, mas não é o mais difícil. Temos que ser a Argentina que queremos ser”.

As palavras do treinador mostram que ele está mais preocupado com sua própria equipe do que com os rivais – a Argentina se classifico­u apenas na última rodada. “A Croácia tem um meio-campo excelente; Nigéria é imprevisív­el e possui jogadores muito rápidos e Islândia chega com poucas obrigações”, analisou o treinador.

Os rivais mostraram preocupaçã­o. “Acredito que seja o grupo mais difícil da Copa. São rivais que merecem respeito. Não tenho palavras para descrever o que é enfrentar Lionel Messi”, afirmou Davor Suker, ex-jogador da seleção croata e atual presidente da federação de futebol do país.

França. O técnico da seleção francesa, Didier Deschamps, ficou satisfeito com seus adversário­s do Grupo C: Peru, Austrália e Dinamarca. “Poderia ter sido pior, é claro”, disse. “O ponto em comum é que todas passaram por repescagem para se classifica­r ao Mundial, como foi com a gente em 2014”, disse.

Deschamps adiantou que o objetivo do time de Mbappé e Griezmann será terminar em primeiro. “Pouco importa o grupo. A seleção da França tem que se classifica­r para as oitavas em primeiro no grupo. Será nosso objetivo”, disse Deschamps.

Julen Lopetegui

TÉCNICO DA ESPANHA ‘Jogaremos contra o campeão europeu. Cristiano Ronaldo atua ao lado de grandes jogadores’

 ?? SERGEI KARPUKHIN/REUTERS ?? No Kremlin: Convidados acompanham o sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2018
SERGEI KARPUKHIN/REUTERS No Kremlin: Convidados acompanham o sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2018

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil