O Estado de S. Paulo

Alemanha busca penta em grupo equilibrad­o

-

Atual campeã, a Alemanha não deve ter vida fácil na primeira fase do Mundial na Rússia. A equipe de Joachim Löw caiu no Grupo F, com México, Suécia e Coreia do Sul. O grupo tende a ser o mais equilibrad­o e colocará frente a frente escolas de futebol bem distintas.

Em busca do penta, a Alemanha é favorita, mas é preciso ter atenção, como ponderou o treinador depois do sorteio. México e Suécia parecem ter seleções bem organizada­s e a Coreia do Sul aparece como azarão do grupo. “São rivais esportivam­ente muito interessan­tes. Queremos ter sucesso na fase de grupos. É nossa meta inicial”, disse Löw.

Os anfitriões ficaram no Grupo A, com Uruguai, Arábia Saudita e Egito. O técnico russo Stanislav Cherchesov evitou fazer projeções, admitindo que não conhece suficiente­mente os rivais que enfrentará diante de sua torcida. “Temos que aprender como jogam estas seleções”, disse.

No Grupo G, com Bélgica, Tunísia e Panamá, a seleção inglesa também desponta como favorita, principalm­ente se for levado em conta o histórico de confrontos com os adversário­s. Contra a Bélgica, os ingleses perderam uma única vez, em 1936. Diante da Tunísia, venceram um duelo na 1.ª fase da Copa de 1998. E contra o Panamá, que estreia em Mundiais, farão o primeiro jogo oficial.

O Grupo H, de Polônia, Senegal, Colômbia e Japão, também deve ser marcado por equilíbrio, mas sem grandes potências. O técnico José Pékerman, da Colômbia, saiu satisfeito do sorteio. “Foi bom ter um equilíbrio entre os nomes. É um grupo parelho, o que nos agradou. Sei o que é um Mundial e o que é competir. Não se pode deixar nada no ar. Cada equipe em um Mundial tem suas qualidades.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil