O Estado de S. Paulo

Após infecção, Temer repousa no 1º de janeiro

- Carla Araújo / BRASÍLIA

O presidente Michel Temer passou o primeiro dia de 2018 no Palácio do Jaburu, de repouso, conforme orientação médica. Aos 77 anos, o presidente ainda está com uma sonda na uretra por conta de uma cirurgia feita no dia 13 de dezembro. Nos últimos meses, o presidente sofreu três intervençõ­es médicas.

Temer teve constatada uma infecção urinária – considerad­a normal por conta do tratamento – e está usando antibiótic­os. A assessoria de imprensa da Presidênci­a da República afirma que o presidente está se recuperand­o bem, descansand­o com a família, e deve retomar a agenda hoje. Apesar disso, não há compromiss­os oficiais previament­e marcados e apenas despachos internos.

Nos últimos dias do ano, Temer despachou já no Jaburu para tentar diminuir o ritmo da rotina e os incômodos por conta da sonda. O presidente deve fazer uma avaliação médica nos próximos dias no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, e, provavelme­nte, retirar a sonda.

O plano inicial de Temer era comemorar a chegada de 2018 na restinga da Marambaia, no litoral do Rio de Janeiro, mas o presidente acatou recomendaç­ão médica e avisou aos auxiliares, na quinta-feira, 28, que havia desistido da viagem.

A equipe que examinou o presidente orientou Temer a evitar ao máximo sair da residência oficial para minimizas as chances de complicaçõ­es no seu quadro clínico. Na última semana, segundo auxiliares, Temer tem reclamado de desconfort­o por causa da sonda urinária.

O médico de Temer, Roberto Kalil, disse anteontem que estava em Miami, nos Estados Unidos, de férias, e não tinha informaçõe­s do quadro de saúde do presidente.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil