O Estado de S. Paulo

GALA, GLAMOUR E ROTINA: O ANONOVO DE TRUMP

Presidente americano encerra férias com festa em seu clube, como faz há mais de uma década

- / NYT

Enquanto caminhava pelo tapete vermelho de seu clube Mar-a-Lago, na Flórida, na noite de domingo, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, parou para conversar com a imprensa e prever “um tremendo ano” à frente.

Para Trump, 2018 parece ter começado de forma excelente. Antes que chegasse – acompanhad­o pelo filho Barron, de 11 anos, e pela mulher, Melania – convidados enfeitados com joias, peles e lantejoula­s já se reuniam em Mar-a-Lago, tendo pago, cada um deles, centenas de dólares para comemorar com o presidente e sua família o ano novo – o preço do convite para festa variava de US$ 600 a US$ 750.

Além de toda a opulência, o baile de gala anual promovido pelo presidente americano na virada de ano também carrega outro significad­o para Trump: familiarid­ade. Ele celebra o ano novo da mesma forma há mais de uma década, cercado por membros do seu clube privado nos salões brilhantes da renovada casa da herdeira de cereais Marjorie Merriweath­er Post, antiga dona de Mar-aLago.

Assim, o baile no clube foi o encerramen­to dos 10 dias de férias de Trump, período também marcado por velhas rotinas: passar os dias em seu campo de golfe, as noites em Mar-a-Lago e publicar um número impression­ante de mensagens no Twitter, tudo isso intercalan­do reuniões pontuais.

“Donald Trump sabe que não será avaliado por quanto tempo ele passou aqui”, disse Christophe­r Ruddy, diretor executivo da Newsmax Media e um confidente de longa data do presidente. “Ele será avaliado pelos resultados e será julgado pelo desempenho da economia e pela forma como protegeu a segurança do país.”

Para ser justo com Trump, é preciso dizer que ele não é o primeiro presidente americano a dedicar muitos de seus dias de descanso a jogar golfe. Além disso, ele e Melania também quebraram a rotina algumas vezes nessas férias, ao telefonare­m para militares no exterior, conversare­m com crianças que acompanhav­am o trajeto do Papai Noel, irem a uma missa na véspera de Natal e visitarem o corpo de bombeiros da região.

 ?? EVAN VUCCI/AP ?? Virada. Para Trump, 2018 será um ‘tremendo ano’
EVAN VUCCI/AP Virada. Para Trump, 2018 será um ‘tremendo ano’

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil