O Estado de S. Paulo

Paladar Vinhos de verão

O calor pede brancos, espumantes e rosados, mas também cabem tintos frescos – desde que sejam leves e pouco alcoólicos. Desta vez, além de indicar o que beber, sugerimos combinaçõe­s certeiras entre os vinhos e os pratos favoritos da estação, das saladas a

- Isabelle Moreira Lima

Veja 40 opções de até R$ 120 e suas combinaçõe­s.

Neste verão, aceite um conselho: não se feche em um único estilo de vinho. Dá para ser feliz nos dias quentes com brancos, rosés e espumantes, como se sabe, mas certos tintos também prometem bons momentos. Para obter mais prazer na taça, anote as três dicas de ouro para os vinhos de verão:

1. acidez alta;

2. álcool baixo;

3. corpo leve. Nesta temporada, apresentam­os 40 vinhos que combinam com as cinco categorias de comida mais festejadas no calor – saladas, peixes, massas leves, crus e churrasco. O foco são bebidas instigante­s e de bom custo benefício.

Escolhi um rótulo para cada categoria e convidei especialis­tas para fazer o mesmo. Participar­am a sommelière Gabriela Monteleone; a sócia do Azulejo Pernambuca­no Renata Quirino, diretora da ABS; a diretora de operações do Ráscal, Luciana Bernardes, responsáve­l pelo treinament­o dos sommeliers; o consultor Felipe Campos; o sommelier Vitor Mateu; o sócio do restaurant­e Ovo e Uva, João Renato da Silva e o sommelier Fernando Souza, do A Figueira Rubaiyat, onde fizemos as fotos desta edição. Os especialis­tas indicaram os vinhos e pratos para combinar em cada categoria.

Antes de conferiras eleção, lembre-seque opon tomais sensível para o sucesso de um vinhon ove rã oéo termômetro. A temperatur­a certa melhora o vinho porque “abre” os aromas e sabores. Espumantes devem ser servidos mais frios, de 6ºC a 8Cº. Depois vêm os brancos leves (8ºC a 12ºC); Brancos estruturad­os e tintos leves pedem temperatur­a de 12ºC a 14ºC.

Se você não tiver termômetro, 40 minutos na geladeira para os espumantes e aí aregraédi minuir 10 minutos par acada categoria, seguindo a ordem acima.

Tenha à mão um balde de gelo para manter frescos os vinhos já abertos. Já viu aquelas sacolinhas de plástico que fazem as vezes de balde? São ótimas para beber ao ar livre.

E não encha a taça, o melhor é ir repondo de tempos em tempos, mantendo agarra fano gelo. Assim, você evita aquela história chata de vinho morno.

 ?? FOTOS CODO MELETTI/ESTADÃO ??
FOTOS CODO MELETTI/ESTADÃO
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil