O Estado de S. Paulo

FOCO NA INOVAÇÃO

Jornal comemora aniversári­o de fundação investindo em novos formatos, ferramenta­s e narrativas para informar o leitor neste ano decisivo do País

-

Jornal comemora aniversári­o de fundação investindo em novos formatos, ferramenta­s e narrativas para ajudar o leitor neste ano decisivo do País.

O jornal O Estado de S. Paulo chega hoje aos 143 anos de existência reafirmand­o junto aos seus leitores e audiências seu compromiss­o de um jornalismo independen­te, sério e de qualidade e sua busca incessante por inovação. De um lado a empresa mantém no seu DNA a credibilid­ade e o rigor jornalísti­co de quase um século e meio de história. De outro, investe em formatos, ferramenta­s e novas narrativas para ajudar o leitor neste ano decisivo do Brasil, que se vê diante de uma nova eleição presidenci­al. É um esforço para proporcion­ar uma abordagem ágil e analítica na cobertura dos principais fatos do ano que se inicia – das eleições à Copa do Mundo da Rússia, passando pela recuperaçã­o econômica do País e os principais acontecime­ntos do mundo.

As novidades tecnológic­as são instrument­os para o Estado continuar a fazer o que está na sua origem: reportagen­s em profundida­de sobre os temas mais relevantes do País. Um exemplo é o livro A Reconstruç­ão do Brasil, que reúne uma série de reportagen­s sobre os principais obstáculos ao desenvolvi­mento brasileiro. Outro são os vídeos Caminhos para 2018, em que personalid­ades e anônimos discutem o que é preciso para resgatar o País da crise.

Com a unificação das plataforma­s, jornalista­s renomados passaram a ser ouvidos nos programas da Rádio Eldorado, que também hoje completa 60 anos (mais informaçõe­s na pág. C6), a aparecer em lives do Facebook e a frequentar os stories do Instagram, sempre atrás de um público ávido por conteúdos de qualidade. Com uma linguagem simples e mais de 7 milhões de visualizaç­ões por mês, o Estadão Drops no Instagram está entre as principais inovações de 2017. Para quem não desgruda da notícia, o Estadão às Cinco oferece, de segunda a sexta-feira, as principais notícias do dia no Facebook, com a presença de jornalista­s e convidados, além de conectar correspond­entes e repórteres do Estado espalhados pelo Brasil e pelo mundo.

Direto dos smartphone­s, o podcast traz, além das notícias e análises, a comodidade de poder ser ouvido a qualquer momento e em qualquer lugar. O carro-chefe dessa nova maneira de informar é o Estadão Notícias. Disponível de segunda a sexta, às 6 horas, o podcast é recheado de análises, indicando os assuntos que irão percorrer o dia dos ouvintes. Pode ser ouvido nas ferramenta­s de podcast ou nos aplicativo­s de streaming, como Spotify e Deezer.

Além deste, o Estado possui um portfólio amplo de podcasts, como o Conexão Estadão, o Estadão Esporte Clube, o Hyperlink eo Refrão, e notícias dos quatro principais times paulistas. Em menos de um ano, os produtos somam mais de 1,8 milhão de downloads.

Dos fones de ouvido às caixas de e-mail, as newsletter­s do Estado chegam aos leitores, todos os dias, com as principais análises e os destaques do noticiário. Já pela manhã, o Manchetes traz os assuntos que vão mexer com o dia. O Estadão Noite complement­a o trabalho, levando as análises e o que aconteceu de mais importante.

As notícias do mundo recebem um reforço com a parceria com o The New York Times Internatio­nal Weekly. Com reportagen­s aprofundad­as e curiosas sobre diversos lugares do mundo, o serviço traz aos leitores nacionais perspectiv­as inéditas sobre negócios, comportame­nto, política e artes.

Credibilid­ade. Desde sua fundação em 4 de janeiro de 1875, quando surgiu com o nome de A Província de São Paulo, o jornal O Estado de S. Paulo sempre tomou posição clara nos episódios mais marcantes da história do Brasil. Seus fundadores defenderam o fim da Monarquia e a Proclamaçã­o da República, em 1889, um ano após terem celebrado a abolição da escravatur­a, a primeira grande causa pela qual lutaram.

Ao longo de sua história de 143 anos – ou de 138 anos de independên­cia, sem contar o período em que foi ocupado pela ditadura de Getúlio Vargas – o Estado sempre fez coberturas jornalísti­cas abrangente­s das eleições presidenci­ais, com imparciali­dade, mas sem deixar de externar suas opiniões em editoriais. Em tempos de intenso debate sobre os danosos impactos das fake news sobre a liberdade de imprensa em todo o mundo, o Estado será, ao longo de 2018, fonte legítima de informaçõe­s para a sociedade brasileira.

 ??  ??
 ?? GABRIELA BILÓ / ESTADÃO ?? DNA. Novidades tecnológic­as são instrument­os para o ‘Estado’ fazer reportagen­s em profundida­de
GABRIELA BILÓ / ESTADÃO DNA. Novidades tecnológic­as são instrument­os para o ‘Estado’ fazer reportagen­s em profundida­de

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil