O Estado de S. Paulo

Ex-assessor acusa filho de Trump de ‘traição’

-

Steve Bannon, ex-assessor de Donald Trump, disse que Donald Jr, filho do presidente, cometeu “traição” ao se reunir com agentes russos para conseguir informaçõe­s que prejudicas­sem a candidatur­a de Hillary Clinton, nas eleições de 2016. Em resposta, afirmou ontem que Bannon “perdeu o juízo” e não tem mais nenhuma influência no governo.

“Bannon não tem nada a ver comigo ou minha presidênci­a. Quando foi demitido (da Casa Branca), não só perdeu seu trabalho, mas também perdeu o juízo”, afirmou Trump em nota oficial. “Ele raramente teve reuniões pessoais comigo e somente aparenta ter influência junto a pessoas que não têm nem acesso, nem informação.”

O comunicado é uma resposta de Trump a trechos do livro Fire and Fury: Inside the Trump White House, do jornalista americano Michael Wolff, que será publicado no dia 9. No livro, Bannon usa um linguajar impiedoso contra o filho mais velho de Trump, seu genro Jared Kushner e Paul Manafort, exchefe de campanha. Bannon os acusa de “traição ao país” e de colocar o presidente em risco ao atrair a atenção do FBI. “O caminho para ferrar Trump passa por Manafort, Donald Jr. e Kushner”, diz Bannon.

Em 2016, em plena campanha presidenci­al, Donald Jr., Kushner e Manafort se reuniram com a advogada russa Natalia Veselnitsk­aya, em Nova York, para obter dados compromete­dores sobre Hillary.

“Três altos cargos da campanha pensaram que era uma boa se reunir com um governo estrangeir­o dentro da Trump Tower na sala de conferênci­as do 25.º andar. Sem advogados”, disse Bannon. “Ainda que alguém pensasse que não é traição, ou tampouco antipatrió­tico, ou que simplesmen­te é uma m... – e eu acho que foram as três coisas –, alguém deveria avisar o FBI imediatame­nte.” Bannon entrou na equipe de campanha de Trump semanas depois do encontro e alega que somente se inteirou da reunião após as eleições.

 ?? JIM LO SCALZO/EFE–23/2/2017 ?? Acusação. Bannon diz que houve reunião com russos
JIM LO SCALZO/EFE–23/2/2017 Acusação. Bannon diz que houve reunião com russos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil