O Estado de S. Paulo

LIVRO SOBRE TRUMP ACABA EM MINUTOS

Tentativa de impedir lançamento serviu apenas para impulsiona­r vendas e levar publicação ao topo da lista de mais vendidos

- WASHINGTON / W. POST e NYT

Anoite fria não impediu que se esgotasse em 20 minutos o estoque, em uma livraria de Washington, da primeira edição do livro Fire and Fury:

Inside the Trump White House, de Michael Wolff, narrativa do clima na Casa Branca após Donald Trump assumir a presidênci­a dos EUA. As ações de Trump contra a obra serviram de marketing para o livro.

Os termômetro­s marcavam -20ºC em Washington, na noite de quinta-feira, quando a fila começou a se formar na porta da livraria Kramerbook­s. O vento e a noite fria não impediram uma centena de pessoas de esperar o lançamento do livro Fire and Fury: Inside the Trump White Hou- se, do jornalista Michael Wolff, uma narrativa do caos instaurado na Casa Branca depois que Trump assumiu a presidênci­a.

A lendária livraria havia anunciado, horas antes, que começaria a vender cópias do livro de Wolff à meia-noite – nove horas antes de o texto estar disponível para download via Kindle. Desde que a pré-venda do livro co- meçou, há duas semanas, ele é o mais vendido da Amazon. “Este livro é como Harry Potter para adultos”, disse um dos clientes na fila da livraria ao jornal Washington Post. “Eu estava em uma festa em um bar ali na frente, com cerveja e nachos, mas vim para cá. Não perco meu lugar na fila por nada”, disse outro cliente.

O livro de Wolff foi impulsio- nado para o topo da lista de mais vendidos em razão da promessa de revelar os bastidores do período que antecedeu a vitória de Trump e os nove meses subsequent­es.

A furibunda reação de Trump impulsiono­u as vendas. O presidente acionou seus advogados para impedir o lançamento. Primeiro, eles atacaram Steve Bannon, exestrateg­ista de Trump e seu principal conselheir­o. Bannon disse a Wolff que o filho de Trump e seu genro, Jared Kushner, eram “traidores” da pátria por terem se reunido com funcionári­os do governo russo sem alertar o FBI. Os advogados de Trump acusaram Bannon de quebrar um acordo de confidenci­alidade. Em seguida, os representa­ntes de Trump enviaram um aviso legal a Wolff e à editora do livro, Henry Holt and Co. Na carta de 11 páginas, ameaçavam ambos de processo por calúnia, difamação e divulgação de informaçõe­s sigilosas, caso o livro fosse lançado.

A editora antecipou o lançamento de 9 de janeiro para ontem. Resultado: o livro se esgotou em Washington em 20 minutos e subiu 48.850 posições na lista de mais vendidos da Amazon, saindo de líder de não ficção para líder de todas as categorias. Segundo o jornal britânico The Guardian, ao menos 250 mil cópias foram impressas na primeira tiragem. “Não há o que debater, este é o maior livro sobre Washington em uma g e r a ç ã o” di s s e a o Washington Post Steve Dingledine, professora do ensino médio que estava em primeiro lugar na fila.

 ?? CHARLES REX ARBOGAST/AP ?? Sucesso. Livro se esgotou nas prateleira­s em 20 minutos
CHARLES REX ARBOGAST/AP Sucesso. Livro se esgotou nas prateleira­s em 20 minutos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil