O Estado de S. Paulo

Pyongyang aceita dialogar com Seul

- SEUL

A Coreia do Norte aceitou ontem a proposta da Coreia do Sul para retomar conversas na semana que vem. A informação foi divulgada pelo Ministério da Unificação sul-coreano, encarr e g a do das r e l a ç ões c om Pyongyang. “A Coreia do Norte nos enviou um fax dizendo que aceita a proposta da Coreia do Sul para um diálogo no dia 9 de janeiro”, disse Baik Tae-hyun, porta-voz do ministério.

De acordo com Hyun, Seul aceitou a proposta para um encontro na aldeia de Panmunjom, na fronteira entre os dois países. “A agenda do encontro será sobre a participaç­ão da Coreia do Norte nos Jogos de Inverno de Pyeongchan­g, em fevereiro, e a melhoria em termos gerais dos laços entre as duas Coreias”, disse o porta-voz.

Os dois países, que tecnicamen­te estão em guerra há mais de 65 anos, uma vez que nenhum armistício foi firmado, tiveram o último encontro de alto nível no fim de 2015. O anúncio ocorreu horas depois de os Estados Unidos terem concordado em adiar os exercícios militares conjuntos com a Coreia do Sul até que estejam encerados os Jogos Olímpicos de Inverno. Para o Norte, as manobras militares são vistas como treinament­o para possíveis ataques.

As duas Coreias tentam uma aproximaçã­o após um período de tensão crescente em razão da tentativa da Coreia do Norte de expandir seu arsenal nuclear. O diálogo deve acontecer após dois anos de um aumento constante na tensão bilateral, durante os quais a Coreia do Norte realizou três testes nucleares e multiplico­u os lançamento­s de mísseis.

Na segunda-feira, em um discurso surpreende­nte, o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, tinha pedido a abertura de um diálogo com Seul e sugeriu, pela primeira vez, que seu país poderia participar dos Jogos de Pyeongchan­g.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil