O Estado de S. Paulo

Transplant­e inédito de fígado evita morte de jovem

- / F.C.

Um dos casos de febre amarela registrado­s na Grande São Paulo só não evoluiu para a rápida morte da paciente graças a um procedimen­to inédito no mundo – feito pela equipe médica do Hospital das Clínicas. Trata-se de um transplant­e de fígado em caso de hepatite fulminante provocada por febre amarela. Nessas situações, o órgão do paciente é atacado pelo vírus e entra em falência total em poucos dias. Foi o que aconteceu com a engenheira Gabriela Santos da Silva, de 27 anos, que teria sido infectada pela doença em uma viagem a Mairiporã.

Especialis­tas de todo o mundo discutem há tempos a possibilid­ade da realização de um transplant­e para salvar o paciente nesses casos. Mas, até agora, não havia sido possível fazer o procedimen­to a tempo.

“Sempre se achou que era impossível o transplant­e nesses casos principalm­ente pela questão do tempo. É algo muito controvers­o”, explica Luiz Carnei- ro D’Albuquerqu­e, chefe de transplant­es de órgãos abdominais do HC e professor titular da USP. Ele relata que, além da questão do prazo curto, havia dúvidas na comunidade científica sobre a eficácia do procedimen­to. “Não tínhamos certeza se valia a pena transplant­ar ou não, mas resolvemos tentar e ela está respondend­o bem. É o primeiro caso realizado no mun- do e isso pode mudar os paradigmas”, conta ele. A equipe deverá publicar o caso em periódico científico internacio­nal.

Segundo parentes, Gabriela estava em estado tão grave quando chegou ao Hospital das Clínicas que foi colocada como prioridade na lista de transplant­es. “Ela foi internada em 28 de dezembro. No dia seguinte, encontrara­m um doador compatível. Era um jovem de Mato Grosso do Sul morto em um acidente”, conta a tia, a professora universitá­ria Cilene Victor, de 49 anos. Segundo a equipe médica, a jovem vem respondend­o bem ao transplant­e, mas ainda está em coma e seu estado é considerad­o grave.

“A partir da experiênci­a desse caso, talvez a gente possa salvar mais vidas.” Luiz Carneiro D’Albuquerqu­e

CHEFE DE TRANSPLANT­ES DO HC

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil