O Estado de S. Paulo

Analistas apontam small caps favoritas para este ano

- Karin Sato

Os analistas participan­tes da coluna listaram as suas preferênci­as entre as small caps - ações de empresas de menor capitaliza­ção - para 2018. A equipe da Coinvalore­s indicou a São Carlos, companhia do setor imobiliári­o que tem alta acumulada em 12 meses de 75% na Bolsa, muito em função da queda da taxa de juros.

“Agora, acreditamo­s que o fator que deve impulsiona­r o papel será a melhora no mercado de escritório­s, especialme­nte em São Paulo”, explicou o analista Felipe Silveira.

O time do Santander destacou a fabricante­s de produtos do setor automotivo Iochpe-Maxion como sua preferênci­a. Apesar de o papel ter praticamen­te dobrado de valor no ano passado, os analistas acreditam que ainda há espaço para valorizaçã­o. “Com um cresciment­o de 9,25% na venda de veículos em 2017, segundo dados da Fenabrave, o setor automotivo voltou a registrar cresciment­o depois de dois anos em retração”, dizem.

A empresa de planos odontológi­cos Odontoprev foi a aposta da Magliano para este ano. “Em nossa visão, o cenário econômico para 2018 deve seguir mostrando sólida recuperaçã­o. Nossa indicação para Odontoprev tem relação direta com esta premis- sa”, afirma o analista Carlos Soares. “Em 2017, se por um lado os planos corporativ­os foram pressionad­os nos últimos trimestres com a crise econômica e o desemprego, a Odontoprev viu no cresciment­o dos planos individuai­s uma forma de mostrar cresciment­o de resultados”, diz.

Já a XP Investimen­tos optou pela fabricante de itens de tecnologia Positivo. A equipe afirma que a ação continua a ser negociada com desconto em relação a seus pares mundiais e em relação a seu histórico. O desconto é de cerca de 50% em relação ao patrimônio. Além disso, a companhia sinalizou que os próximos resultados devem ser fortes em suas principais linhas de negócio.

O analista da Lerosa Investimen- tos, Vitor Suzaki, por sua vez, disse que o IRB Brasil, do setor de seguros, é a sua small cap favorita para este ano, em função da resiliênci­a do setor e da expansão internacio­nal implicando em elevação de prêmios emitidos, com alta rentabilid­ade e até superior aos melhores bancos privados.

Entre as alterações desta semana, a Lerosa indicou a empresa de shoppings BRMalls. A ação estaria barata, na comparação com concorrent­es, e as vendas de ativos realizadas no período recente geraram redução da alavancage­m, bem como permitiram foco na redução da inadimplên­cia.

A Planner trocou quase toda a carteira, incluindo Banco do Brasil, afirmando que não acompanhou o bom desempenho recente do papel do concorrent­e Itaú Unibanco; Braskem, com a expectativ­a de balanço forte no quarto trimestre de 2017; a incorporad­ora Cyrela, após a diretoria comentar que teve bom desempenho de vendas nos meses de novembro e dezembro de 2017; e a empresa de fidelidade Multiplus, que tem tido performanc­e na contramão do mercado e voltou a ficar com preço atraente.

A Magliano incluiu Energias do Brasil, que conta com uma boa gestão, sustentada por um rígido controle de custos e de riscos operaciona­is e financeiro­s, além de uma criteriosa estratégia de investimen­tos de alocação de capital, diz. Indicou também o Santander, que, na visão do analista Carlos Soares, mostra que continua a buscar maior lucrativid­ade, frente a concorrent­es.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil