O Estado de S. Paulo

Mercado espera alta para Ibovespa na próxima semana

-

O mercado financeiro começou 2018 bastante otimista sobre o desempenho do Ibovespa na semana que vem. Segundo o Termômetro Broadcast Bolsa, que teve a participaç­ão de 32 profission­ais, 75,00% deste universo estima alta para o índice na próxima semana e 18,75% espera estabilida­de. Apenas 6,25% dos que respondera­m têm expectativ­a de queda.

A pesquisa refere-se ao período entre os dias 8 e 12 de janeiro e tem por objetivo captar o sentimento de operadores, analistas e gestores para o comportame­nto do principal índice de ações da Bolsa.

Excepciona­lmente, em função das festas de fim de ano, não houve publicação do Termômetro na semana passada. Nesta semana, a Bolsa acumulou valorizaçã­o de 3,49%, fechando ontem nos inéditos 79 mil pontos.

Na agenda local de indicadore­s econômicos da semana que vem, o destaque é divulgação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de dezembro e o acumulado em 2017, na quarta-feira. Há consenso de apostas entre os economista­s de que a inflação do ano passado fechará abaixo dos 3%, limite inferior da meta central de 4,5%.

"O IPCA de dezembro deve confirmar o resultado do ano abaixo do piso da meta de inflação, com alta de apenas 0,23% no mês, acumulando alta de 2,7%", disseram os economista­s do Bradesco, em relatório. Antes, porém, na terça-feira, será conhecida a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) de novembro.

No exterior, as atenções estarão nos números de inflação no atacado e ao consumidor na China e nos Estados Unidos. Ainda na China, haverá divulgação de indicadore­s do comércio exterior. Na Europa, o Banco Central Europeu (BCE) publica a ata da sua reunião de dezembro. Entre os eventos, está programada uma série de discursos de diretores do Federal Reserve (banco central americano).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil