O Estado de S. Paulo

Bolsa sobe pela 10ª vez e passa de 79 mil pontos

No fechamento do dia, índice subiu 0,54%, com alta de 3,49% na semana; dólar recuou 2,47% na semana

- Simone Cavalcanti Eulina Oliveira

Em continuida­de do rali iniciado nas últimas semanas de 2017, o Ibovespa fechou ontem o 10.º pregão consecutiv­o em al- ta, chegando aos 79 mil pontos. O índice da Bolsa encerrou com valorizaçã­o de 0,54%, aos 79.071,46 pontos (máxima do dia). Com isso, acumula ganhos de 8,79% no período. A última vez em que essa sequência ocorreu foi em julho de 2016.

“Com o décimo dia de alta, o que não é comum, o fôlego está acabando”, diz Hersz Ferman, economista da Elite Corretora.

Na primeira etapa da sessão de negócios ontem, o Ibovespa ensaiou um movimento de reali- zação de ganhos que não se sustentou. As principais ações do setor bancário ajudaram a puxar o índice para baixo, mas, na parte da tarde, reverteram a tendência. Nos quatro primeiros dias de janeiro, os papéis Itaú Unibanco PN acumulam ganhos de 6,26%, Branco do Brasil ON, 5,81%, e Bradesco PN, 4,95%.

O sinal negativo do índice predominou da abertura ao meio do dia e foi se aplacando, aos poucos e, segundo analistas, após a divulgação dos dados mais fracos do mercado de trabalho dos Estados Unidos. A criação de vagas nos Estados Unidos veio bem abaixo das projeções. Dólar. Após ter subido pela manhã com a expectativ­a em torno do payroll (o relatório de emprego nos Estados Unidos) de dezembro, o dólar firmou-se no campo negativo na parte da tarde, encerrando a sessão em leve baixa. Como a criação de empregos nos EUA ficou abaixo do esperado, foi aberto espaço para a manutenção do cenário de maior apetite ao risco, com a queda da moeda americana frente a moedas de países emergentes, a despeito do recuo dos preços do petróleo. Na primeira semana do ano, o dólar acumulou queda de 2,47%. No dia, a queda foi de 0,02%, a R$ 3,2337, no menor patamar desde 28 de novembro de 2017.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil