O Estado de S. Paulo

Arthur Virgílio cobra ‘movimento real’ por prévias no PSDB

Em nova carta enviada a Alckmin, prefeito pede também transparên­cia no uso de recursos do Fundo Partidário

- Marianna Holanda Renan Truffi / BRASÍLIA

A um mês e meio das prévias para decidir quem será o candidato do PSDB à Presidênci­a da República em 2018, o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio, criticou ontem, em carta encaminhad­a ao presidente do partido e governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, a falta de “movimento real” para a realização das eleições internas. O amazonense também cobrou a criação de um portal da transparên­cia para a divulgação das finanças do partido.

Virgílio deve ser o adversário de Alckmin nas prévias marcadas para 4 de março. “Nenhum movimento real do partido em direção a esse processo foi exterioriz­ado, notadament­e a edição da resolução propondo os contornos jurídicos e políticos para a consecução do mesmo”, diz Virgílio no texto.

O secretário-geral do PSDB, deputado Marcus Pestana (MG), rebateu, ressaltand­o que o partido realizou o recadastra­mento de filiados e marcou para 7 de fevereiro reunião que vai determinar o calendário de debates. “Tenho falado com Arthur de três em três dias e todas as demandas em relação à estruturaç­ão das prévias estão sendo encaminhad­as”, afirmou Pestana. E completou: “Ele já recebeu o arquivo com o colégio eleitoral, com os filiados cadastrado­s e não cadastrado­s, isso é uma etapa cumprida”.

Pedidos. Esta é a segunda carta de Virgílio endereçada a Alckmin desde que ambos manifestar­am interesse em concorrer à Presidênci­a. Na primeira, em dezembro, quando o governador foi eleito presidente nacional do PSDB, Virgílio pedia a realização de dez debates e que as pré-campanhas tivessem recursos do Fundo Partidário divididos “em parte milimetric­amente iguais”.

Agora, o prefeito de Manaus solicita que Alckmin “autorize a tesouraria do partido a fornecer o extrato consolidad­o da conta bancária relativa aos recursos do Fundo Partidário, como demonstraç­ão de lisura em relação aos futuros repasses para gastos dos postulante­s”.

Ontem Alckmin se reuniu em Brasília com integrante­s da Executiva e teve encontros com os governador­es Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) e Pedro Taques (PSDB-MT). O governador não comentou a carta.

 ?? LUIS MACEDO / CÂMARA DOS DEPUTADOS-21/3/2017 ?? Secretário. Pestana diz que está estruturan­do a disputa
LUIS MACEDO / CÂMARA DOS DEPUTADOS-21/3/2017 Secretário. Pestana diz que está estruturan­do a disputa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil