O Estado de S. Paulo

Coreias terão equipe unificada na Olimpíada

- SEUL

As Coreias do Sul e do Norte chegaram ontem a um acordo para formar uma única equipe feminina de hóquei sobre gelo e para desfilar juntas, sob uma bandeira unificada, durante a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pyeongchan­g. O acordo também prevê o envio de uma delegação norte-coreana composta por 550 pessoas.

Seul tenta fazer desse acontecime­nto os “Jogos da Paz”, em um contexto de forte tensão em razão dos programas nuclear e de mísseis do vizinho do norte. As decisões foram tomadas pelos dois países em uma reunião em Panmunjom, cidade na fronteira onde foi assinado o armistício em 1953, após uma guerra que durou três anos.

Uma delegação norte-coreana visitará as instalaçõe­s olímpicas na semana que vem na sede dos Jogos, a 80 km da fronteira com a Coreia do Norte, enquanto atletas sul-coreanos poderão treinar no país vizinho, na estação de Masikryong. A delegação norte-coreana, que contará com 550 pessoas, entre dirigentes, animadoras de torcida e jornalista­s, chegará a Pyeongchan­g por estrada.

No sábado, representa­ntes dos dois países se encontrarã­o em Lausanne, na Suíça, sede do Comitê Olímpico Internacio­nal, para discutir as modalidade­s que terão participaç­ão de norte-coreanos. O COI deve aprovar a inscrição de atletas que não se classifica­ram ou que deixaram passar a data-limite para se inscrever.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil