O Estado de S. Paulo

Câmara Baixa britânica revoga leis europeias

- LONDRES

A Câmara dos Comuns britânica aprovou ontem um projeto que revoga a lei de 1972 de adesão do Reino Unido à União Europeia, avançando ainda mais no Brexit. O texto agora será debatido e votado pela Câmara dos Lordes, onde enfrentará parlamenta­res mais favoráveis à UE.

Após sua aprovação definitiva, o projeto deve transferir milhares de artigos da legislação da UE para ordenament­o jurídico britânico. “Esta lei é essencial para preparar o país para a etapa histórica da retirada da UE”, declarou o ministro encarregad­o do Brexit, David Davis.

Espera-se que a Câmara dos Lordes comece a debater o texto no dia 30 e o processo dure vários meses. A Câmara dos Lordes é majoritari­amente pró-Europa e deve oferecer mais resistênci­a a oBrexit. O deputado conservado­r Kenneth Klark disse que poderá adicionar emendas ao projeto antes de votá-lo. Qualquer alteração que sofra fará o texto voltar para ser aprovado pela Câmara dos Comuns. O processo completo pode durar até maio.

Pressão. Os lordes formam a Câmara Alta do Parlamento do Reino Unido, uma mistura bastante heterogêne­a de políticos indicados, bispos e membros da nobreza. A maioria dos lordes é contra o Brexit e faz pressão por um novo referendo ou para que o governo da primeirami­nistra britânica, Theresa May, adote uma saída mais suave do bloco.

Preparativ­os

“Esta lei é essencial para preparar o país para a etapa histórica de retirada da União Europeia” David Davis

MINISTRO ENCARREGAD­O DO BREXIT

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil