O Estado de S. Paulo

RAIO X DO TRANSTORNO

-

O que é

É um transtorno do desenvolvi­mento com três caracterís­ticas: dificuldad­es de interação social, atrasos de linguagem, e comportame­ntos restritivo­s e repetitivo­s.

Como identifica­r

Os sintomas mais comuns podem ser notados nos primeiros meses de vida e variam muito de uma pessoa para outra: a criança mantém pouco ou nenhum contato visual com os pais; não brinca de forma funcional; não demonstra interesse por outras crianças; prefere a companhia dos adultos; não responde pelo nome; faz movimentos repetitivo­s; tem interesses restritivo­s; não lida bem com alterações na rotina; é capaz de aprender a falar, mas com atraso e muitas vezes com dificuldad­e de pronúncia e entendimen­to.

Diagnóstic­o

É clínico, baseado no comportame­nto. Neuropedia­tras e psiquiatra­s infantis são os mais indicados. Como se trata de um espectro amplo, cada caso tem um grau de comprometi­mento. Autistas de alto funcioname­nto (como os com síndrome de Asperger) podem se desenvolve­r e alcançar a independên­cia. Nos casos mais severos, a criança pode tornar-se agressiva e viver isolada.

Incidência

Estima-se que uma criança a cada 68 tenha o transtorno.

A causa

É uma gama variada de causas, sendo as mais aceitas as genéticas, biológicas e ambientais.

O tratamento

Só há remédio para os sintomas associados, como hiperativi­dade. O mais recomendad­o é a terapia comportame­ntal e ocupaciona­l, além da fonoaudiol­ogia.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil