O Estado de S. Paulo

Edição de 2018 marca parceria de quase 50 anos

Publicação é a 13ª produzida de forma ininterrup­ta pela editora, série que teve início no Mundial de 1970

- Paulo Favero

Não é de hoje que as figurinhas exercem um fascínio em adultos e crianças. Principalm­ente as de futebol em ano de Copa. A edição deste ano, a 13.ª produzida ininterrup­tamente pela Panini, trouxe algumas novidades e marca a parceria da empresa com a Fifa desde 1970. O Álbum de figurinhas oficial da Copa do Mundo Fifa Rússia 2018 é o mais recente dessa união.

“É inspirador saber que esse entusiasmo emociona fãs de futebol e colecionad­ores do Brasil inteiro. As pessoas aguardam ansiosamen­te o lançamento do álbum oficial, que já virou tradição em todos os anos de Copa do Mundo. O maior evento de futebol do planeta começa quando lançamos o álbum de figurinhas e isso já faz parte da tradição do nosso País”, explica José Eduardo Martins, presidente da Panini Brasil.

Hoje, o leitor do Estadão que comprar o jornal nas bancas na cidade de São Paulo e no interior do Estado ganhará o álbum gratuitame­nte. As figurinhas já estão sendo vendidas ao custo de R$ 2 o envelope com cinco cromos. A cada quatro anos, esta coleção costuma ser uma febre no Brasil, tanto que é o país no mundo que mais coleciona essas figurinhas, com mais que o dobro de diferença para o segundo colocado, a Alemanha, atual campeã mundial e que vai tentar mais um título a partir de junho na Rússia. Brasil e Alemanha se enfrentam nesta terça, em amistoso internacio­nal.

A parceria Panini/Fifa é de exclusivid­ade, mas a história dos cromos colecionáv­eis é anterior a 1970. No Brasil, o primeiro álbum foi lançado em 1950. Antes, só existiam figurinhas avulsas, que traziam o rosto dos jogadores e vinham nas embalagens de balas.

 ?? EVERTON OLIVEIRA/ESTADÃO ?? Febre. Processo de produção é de altíssima tecnologia
EVERTON OLIVEIRA/ESTADÃO Febre. Processo de produção é de altíssima tecnologia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil