O Estado de S. Paulo

Ambientali­stas protestam contra cana na Amazônia

Projeto de lei no Senado prevê liberar plantio na região; segundo entidades, mudança pode aumentar desmatamen­to

- BRASÍLIA RENAN TRUFFI, JULIA LINDNER e ANDRÉ BORGES

Organizaçõ­es socioambie­ntais publicam hoje uma carta de repúdio contra o projeto de lei, do senador Flexa Ribeiro (PSDBPA), que libera o plantio de cana-de-açúcar em áreas da Amazônia Legal, região que abrange nove Estados brasileiro­s.

O documento, assinado por entidades como Greenpeace, Observatór­io do Clima, SOS Mata Atlântica e WWF, afirma que a mudança vai impulsiona­r o desmate. “A pecuária será empurrada para novas áreas para dar lugar à lavoura, estimuland­o a devastação onde hoje deveria haver intensific­ação. Toda a infraestru­tura de processame­nto precisaria se instalar também ali, o que aumenta a pressão sobre a floresta.”

O projeto deve ser levado à votação amanhã. Na última quarta, data em que é celebrado o Dia Internacio­nal das Florestas, foi colocado em votação, mas não houve quórum para deliberar, por causa obstrução de partidos como PT, PSB e Rede.

Caso aprovado, o texto vai para a Câmara e, se não tiver alteração, para sanção. O senador João Capiberibe (PSB-AP) disse que, se aprovado, vai acionar o Supremo Tribunal Federal.

O projeto original previa a possibilid­ade de plantar cana em outros biomas como Cerrado, o que acabou sendo mudado. Outro artigo que chamou atenção dos parlamenta­res prevê créditos para a industrial­ização de etanol na região.

Argumento. Por nota, Flexa Ribeiro disse que o projeto libera o plantio apenas em áreas já degradadas. “Não irá se derrubar uma só árvore. Pelo contrário, ao assegurar mais uma atividade econômica em áreas degradadas à população extremamen­te carente da região, estamos falando em geração de emprego e renda”, justificou. Para ele, “quem está contra o projeto não conhece a região”, além de ignorar que a questão “é econômica”./

 ?? DANIEL BELTRÁ / GREENPEACE-19/02/2017 ?? Defesa. Atividade seria só em área degradada, diz senador
DANIEL BELTRÁ / GREENPEACE-19/02/2017 Defesa. Atividade seria só em área degradada, diz senador

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil