O Estado de S. Paulo

Com vitória, Vettel responde na pista à ‘piada’ de Hamilton

Alemão e inglês mostram já na prova de abertura da temporada o quanto a rivalidade entre os dois vai ditar a luta pelo título

- MELBOURNE

A vitória do alemão Sebastian Vettel no GP da Austrália, corrida que inaugurou a temporada 2018 da Fórmula 1, na madrugada de ontem, teve estratégia, um pouco de sorte e um gosto especial para o piloto da Ferrari na briga com o rival da Mercedes Lewis Hamilton, que cruzou a linha de chegada na segunda posição – Kimi Raikkonen, companheir­o de Vettel na escuderia italiana, foi o terceiro.

O primeiro embate do ano já mostrou o quanto esta rivalidade entre os dois – os primeiros tetracampe­ões a duelarem em um mesmo campeonato pelo quinto título – vai ditar as demais 20 provas do circuito.

Na véspera do GP australian­o, Hamilton havia provocado o adversário na entrevista coletiva após o treino classifica­tório que lhe rendeu a 73.ª pole position da carreira (contra 50 de Vettel). Questionad­o se havia alguma espécie de botão que deixava o motor do carro mais potente, dada a diferença de performanc­e entre o Q2 e o Q3, quando superou o alemão e cravou a melhor volta dos treinos, Hamilton negou e disse que havia utilizado a mesma configuraç­ão nas duas tomadas.

Vettel interveio e perguntou: “O que você estava fazendo esse tempo todo, então?”, ao que o britânico devolveu de imediato: “Eu estava esperando fazer uma boa volta para tirar esse sorriso do seu rosto”.

Depois, Hamilton avisou que tudo não passara de uma “piada”. O alemão, por sua vez, não engoliu direito a história e retrucou: “Tudo o que vai, volta”.

Durante a corrida, porém, nada parecia indicar que o desfecho seria favorável ao ferrarista. Hamilton ocupava a liderança até a 20.ª volta, quando fez seu primeiro pit stop e voltou em segundo, atrás justamente do alemão, que, por sua vez, ainda teria de parar. Foi aí que a sorte ajudou Vettel. No 26.º giro, o carro de Romain Grosjean parou na pista, o safety car precisou ser acionado e o alemão aproveitou para parar, o que o permitiu voltar ainda na ponta.

“Nós tivemos um pouco de sorte com o momento que o safety car entrou e, obviamente, isso foi chave para nossa vitória. Mas, no ano passado, tivemos outras provas em que a sorte foi para o outro lado. Funcionou para nós desta vez”, comemorou o piloto alemão.

Há ainda muito campeonato pela frente. Pelo que se viu e falou na Austrália, será quente.

 ?? WILLIAM WEST/AFP ?? Quem ri por último...Vettel comemora a vitória na Austrália, enquanto Hamilton lamenta
WILLIAM WEST/AFP Quem ri por último...Vettel comemora a vitória na Austrália, enquanto Hamilton lamenta

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil