O Estado de S. Paulo

Papel do acaso no acordo

-

Há dois anos seria impensável um encontro entre os líderes das duas Coreias. Uma sequência de eventos políticos ajudou a aproximar a Coreia do Sul e a Coreia do Norte e culminou com a reunião de ontem entre Kim Jong-un e Moon Jae-in.

Protestos em Seul

Por quase dois meses, milhares de pessoas se reuniram nas ruas de Seul para protestar contra o governo de Park Geun-hye, única mulher a governar a Coreia do Sul. A mobilizaçã­o popular ocorreu após a revelação de relações ilícitas entre Park e os grandes conglomera­dos sul-coreanos, como Hyundai e Samsung.

Impeachmen­t de Park

Park foi destituída do cargo pelo Parlamento em 2017, acusada de abuso de poder e corrupção. Mais tarde, ela foi condenada a 24 anos de prisão. Ela era totalmente contra a reaproxima­ção com o Norte e ajudou a inflamar a relação com Pyongyang.

A eleição de Moon

Com o impeachmen­t, o Parlamento antecipou as eleições do país. O vitorioso foi Moon Jae-in, candidato liberal, advogado especializ­ado na defesa de direitos civis, que se elegeu com propostas progressis­tas e promessas de criação de emprego e fim da corrupção. Uma de suas principais bandeiras era a reaproxima­ção com a Coreia do Norte.

 ?? DAMIR SAGOLJ/REUTERS-28/10/2014 ??
DAMIR SAGOLJ/REUTERS-28/10/2014
 ?? KIM HONG-JI/REUTERS-7/8/2017 ??
KIM HONG-JI/REUTERS-7/8/2017

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil