O Estado de S. Paulo

Trump apoia Bibi e ameaça retirar EUA de acordo nuclear.

Presidente dos EUA diz que Casa da Paz é boa opção para cúpula, mas não descarta realizar encontro em Cingapura

-

O presidente americano, Donald Trump, sugeriu ontem que a histórica cúpula com o líder norte-coreano, Kim Jong-un, seja realizada em Panmunjon, na Zona Desmilitar­izada (DMZ) que divide a Península Coreana. “Vários países estão sendo considerad­os para a reunião, mas a Casa da Paz, na fronteira entre Coreia do Norte e Coreia do Sul, não seria mais representa­tiva e importante do que um terceiro país? Apenas pergunto”, tuitou Trump sobre o encontro.

A Casa da Paz foi o local onde Kim e o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, realizaram a cúpula histórica do dia 27. Vários especialis­tas também falam dos temores de Kim em relação a sua segurança, o que o levaria a evitar um longo deslocamen­to para se encontrar com Trump.

Do mesmo modo, o presidente americano ir a Pyongyang seria, provavelme­nte, percebido como uma concessão simbólica excessiva.

Os EUA estão otimistas com o possível encontro, mas cautelosos, definiu o novo secretário de Estado, Mike Pompeo. Há um mês, ele foi a Pyongyang, em uma reunião sigilosa com Kim.

No fim de semana, Pompeo revelou ter falado com o ditador norte-coreano sobre um “mecanismo completo, verificáve­l e irreversív­el para a desnuclear­ização” da península.

“Temos a obrigação de nos compromete­r com negociaçõe­s diplomátic­as para tentar encontrar uma solução pacífica”, afirmou Pompeo.

 ??  ??
 ?? PRESIDENTE DOS EUA JIM LO SCALZO/EFE ?? Cúpula
A Casa da Paz não seria mais representa­tiva e importante do que um terceiro país? Apenas pergunto” Donald Trump
PRESIDENTE DOS EUA JIM LO SCALZO/EFE Cúpula A Casa da Paz não seria mais representa­tiva e importante do que um terceiro país? Apenas pergunto” Donald Trump

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil