O Estado de S. Paulo

México adia definição sobre futuro do técnico Osorio

Novo diretor geral da Federação Mexicana, Guillermo Cantú, afirmou que não decidiu quem será o treinador do time

-

Ainda não será nesta semana que Juan Carlos Osorio terá definida sua situação na seleção do México. Ontem, o novo diretor geral esportivo da Federação Mexicana de Futebol, Guillermo Cantú, afirmou que não decidiu ainda quem será o treinador da equipe, eliminada nas oitavas de final da Copa do Mundo da Rússia pela sétima vez consecutiv­a.

“O assunto do técnico é um tema importante. Por isso vamos tomar o tempo necessário para tratar do assunto e tomar a melhor decisão”, declarou Cantú, ao assumir a função na entidade mexicana, em entrevista coletiva.

A Federação apresentou nesta quarta seu novo presidente, Yon de Luisa, e confirmou Cantú como responsáve­l pelas decisões que envolvem a seleção principal.

Apesar da cautela, Cantú admitiu que vem conversand­o com Osorio nas últimas semanas em busca de um acerto para renovação do seu contrato, encerrado ao fim da participaç­ão mexicana no Mundial da Rússia. Ex-treinador do São Paulo, Osorio comandava a seleção do México desde 2015.

Segundo Cantú, decidir quem será o técnico é fundamenta­l para começar o planejamen­to para a Copa de 2022, no Qatar. O diretor esportivo ressaltou que Osorio não se opôs em momento algum a permanecer no comando da seleção mexicana.

Para Cantú, o técnico tem méritos por ter classifica­do a equipe para a Copa na primeira colocação das Eliminatór­ias da Concacaf, o que não acontecia desde o Mundial de 1998. No entanto, Osorio não alcançou a meta de levar o time ao menos até as quartas de sinal em solo russo. O México acabou eliminado pelo Brasil com uma derrota por 2 a 0.

O que também pesa contra o treinador é o velho hábito de fazer rodízio de jogadores, o que já era criticado quando ele treinou o São Paulo em 2015. Além disso, ele tem no currículo a dura derrota por 7 a 1 para o Chile na Copa América Centenário, em 2016. Também incomodou o revés por 3 a 0 para a Suécia na fase de grupos, na Rússia.

“Ao fim da Copa, Osorio teve encerrado o contrato e temos tido conversas. Mas as duas partes ainda não chegaram a um acordo sobre qual caminho seguir. A estimativa se ele fica ou vai embora, ou se virá outro treinador, é assunto para outra entrevista coletiva”, disse o novo dirigente.

Cantú não terá muito tempo para negociar e decidir sobre o futuro do comando técnico da seleção. Isso porque a equipe mexicana já tem agendados dois amistosos em setembro, contra o Uruguai e contra os Estados Unidos nos dias 7 e 11 de setembro, respectiva­mente.

Com Osorio como técnico, o México venceu 33 partidas, empatou nove e perdeu dez. O rendimento é superior ao de seus antecessor­es e também contava com o apoio dos jogadores.

 ?? DYLAN MARTINEZ/REUTERS-2/7/2018 ?? Falhou. A meta de Osorio era levar o México às quartas
DYLAN MARTINEZ/REUTERS-2/7/2018 Falhou. A meta de Osorio era levar o México às quartas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil