O Estado de S. Paulo

Kebab Salonu abre esfiharia

- Patrícia Ferraz

São Paulo acaba de ganhar uma esfiharia como as de Istambul. Ela está instalada num puxadinho, anexo ao Kebab Salonu, na Rua Heitor Penteado.

As esfihas fechadas e já assadas – do tipo pide – ficam expostas sobre um balcão e são cortadas do tamanho que o cliente quiser antes de serem aquecidas e servidas. As demais esfihas são assadas na hora.

A massa ali é feita com farinha de trigo, água, azeite e sal, e matura por três dias, o que confere crocância e acidez. Os formatos e recheios variam conforme a região de origem da receita. A fatayer, típica da Síria e do Líbano (foto), é fechada em triângulo e recheada com espinafre, ricota e coberta por uma gema mole (no Oriente Médio o ovo é misturado ao recheio).

A kapalin é fechada e recheada com carne bovina assada a lenha e depois desfiada e misturada com legumes para dar origem a um recheio suculento e bem úmido.

A esfiharia pertence a Fred Caffarena e seu sócio e também chef Rodrigo Libbos. Formado em gastronomi­a pelo Senac, Fred passou um ano na Turquia, fazendo um curso de especializ­ação em cozinha otomana. Na volta, em 2006, abriu com o sócio o Kebab Salonu na Rua Augusta, casa que em 2014 foi transferid­a para a Rua Heitor Penteado, bem ao lado de onde agora está a esfiharia.

Os sócios também têm o Firin Salonu, três quadras acima na mesma rua, um restaurant­e concorrido especializ­ado em comida turca. Esfiharia Kebab Salonu R. Heitor Penteado, 699, Sumarezinh­o. 2373-9258. 12h/23h (fecha segunda-feira)

 ?? FOTOS: FELIPE RAU/ESTADÃO ??
FOTOS: FELIPE RAU/ESTADÃO
 ??  ?? Estilos.Os formatos e recheios das esfihas variam conforme a região de origem da receita. Pães e esfihas ficam expostos sobre o balcão
Estilos.Os formatos e recheios das esfihas variam conforme a região de origem da receita. Pães e esfihas ficam expostos sobre o balcão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil