O Estado de S. Paulo

Criança era treinada para matar nos EUA

Segundo promotoria, sequestrad­or encontrado com 11 crianças em barracão no Novo México, nos EUA, treinava grupo para praticar atos de violência

- W. POST

Osequestra­dor encontrado na semana passada com 11 crianças e 4 adultos em um barracão miserável no Novo México, nos EUA, treinou pelo menos um dos menores para usar fuzis de assalto, preparando-o para executar um ataque a tiros a uma escola. A informação está em documentos apresentad­os pela promotoria do Estado.

As crianças, com idades entre 1 e 15 anos, eram mantidas nesse complexo por adultos e treinadas para praticar atos de violência. A denúncia de que recebiam orientação para atacar escolas, segundo a defensoria pública, foi feita pelo pai adotivo de uma das crianças, que não pertence ao grupo. A defensoria sustenta que não há provas disso.

Siraj Ibn Wahhaj, de 40 anos, anos, era procurado pela polícia sob suspeita de ter sequestrad­o o próprio filho, de 4 anos. Há uma semana ele foi preso com outros quatro adultos em uma ação policial no Novo México.

Os investigad­ores encontrara­m no local quatro pistolas, um fuzil de estilo militar e grande quantidade de munição. Promotores pediram a prisão de todos os adultos, sem direito a fiança. Eles foram acusados de 11 crimes de abuso infantil. O juiz decidiu manter o grupo detido.

Além de Siraj, os acusados são Lucas Allen Morten, de 40 anos, responsáve­l por controlar a propriedad­e, além de três mulheres: Hujrah Wahhaj, de 37 anos, e Subhannah Wahhaj, de 35, irmãs de Siraj, e Jany Leveille, de 35. Acredita-se que as mulheres sejam mães de algumas das crianças. Elas comparecer­am à corte ontem usando véus.

O pai de Siraj, também chamado Siraj Wahhaj, é imã de uma mesquita no Brooklyn, em Nova York. “À luz dos eventos recentes, a comunidade Masjid At Taqwa pede a todos que continuem a rezar por nosso imã e sua família”, postou a mesquita no Facebook na terça-feira.

As prisões marcaram nove meses de buscas pelo menino Abdul-Ghani Wahhaj, que não estava entre as 11 crianças encontrada­s. Peritos tentam confirmar se restos mortais encontrado­s no local são do garoto.

Autoridade­s policiais no Condado de Taos disseram ter recebido informaçõe­s em maio sobre uma criança que havia sido sequestrad­a por seu pai. O barracão chamou a atenção dos policiais que vigiavam o local em conjunto com o FBI e notaram que havia ali um campo de tiro.

Após obter um mandado de busca, os policiais encontrara­m um trailer coberto de plástico, cercado de pneus no chão, em uma propriedad­e repleta de armadilhas, com pregos virados para cima, cacos de vidros e trincheira­s. Um pequeno caminhão estava cheio de roupas e camas improvisad­as.

 ?? LEE MORGAN/AP ?? Isolados. Complexo onde crianças estavam tinha armadilhas com cacos de vidro e pneus
LEE MORGAN/AP Isolados. Complexo onde crianças estavam tinha armadilhas com cacos de vidro e pneus

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil