O Estado de S. Paulo

RD é eleita bicampeã do Broadcast Empresas

Este ano, prêmio teve a participaç­ão de 185 empresas com ações negociadas na B3

-

Depois de terem driblado as turbulênci­as de 2017 – que se estendem por 2018 –, as companhias vencedoras da 18.ª edição do Prêmio Broadcast Empresas planejam manter os investimen­tos, em aquisições ou em novos projetos, independen­temente das incertezas trazidas pelas eleições e pela guerra comercial. Esse é o caminho, na visão dessas empresas, para continuar crescendo e entregando bons resultados aos investidor­es.

O diretor de Relações com Investidor­es da bicampeã do Prêmio, a RD (ex-Raia Drogasil), Gabriel Bouzada Rozenberg, afirmou que não vê problemas para entregar as metas divulgadas ao mercado para 2018 e 2019, que preveem a abertura de 240 lojas por ano. “Seguimos muito confiantes. Nosso negócio é resiliente mesmo em anos de crise. O nosso setor continua crescendo”, disse.

Para o diretor executivo de Finanças, de Relações com Investidor­es e de Gestão de Pessoas da segunda colocada EcoRodovia­s, Marcello Guidotti, as empresas já se prepararam para o quadro de incertezas locais relacionad­as às eleições. “As estratégia­s de gestão foram antecipada­s”, disse. No caso da CVC, a estratégia é focar os investimen­tos na transforma­ção digital da companhia. “Temos um modelo flexível para operar em qualquer situação econômica”, acrescento­u o diretor financeiro da companhia, Pedro Aparício.

Estratégia vencedora.

Expandir os negócios e manter a capacidade de adaptação foi a escolha das companhias de capital aberto que conseguira­m destaque no Prêmio Broadcast Empresas, referente a 2017, elaborado em parceria com a Economátic­a. O resultado apareceu. Como observou o presidente da consultori­a, Fernando Exel, “as top ten do ranking tiveram mediana de rentabilid­ade sobre patrimônio de 23%”. Consideran­do todas as empresas listadas na B3, a taxa foi de 7,3%.

A rede de varejo farmacêuti­co bicampeã, RD, não se intimidou com o aumento da concorrênc­ia e abriu 210 lojas em 2017, acima inclusive da meta inicialmen­te traçada para o ano, de 200 unidades. “Não há empresa que tenha a capacidade de abrir lojas nessa escala”, afirma o diretor de Relações com Investidor­es da RD, Gabriel Rozenberg. A empresa sagrou-se vencedora também no Prêmio Especial Novo Mercado, que incentiva as empresas listadas nesse segmento de governança corporativ­a da B3.

EcoRodovia­s e CVC. A concession­ária de rodovias, que também leva os prêmios especiais Small Cap e Sustentabi­lidade, alinhou seu foco, saindo de projetos que não eram “core”. Agora, confia no cresciment­o da economia brasileira.

“As empresas premiadas se destacaram tanto pela boa governança quanto pela decisão de seguir com os planos, mesmo em cenário econômico adverso”, afirma o presidente executivo da Agência Estado, Miresh Kirtikumar.

É caso da CVC. “O mercado começou a prestar atenção e a entender que com vento a favor é mais fácil, mas que com vento contra, nós não derretíamo­s”, disse o presidente da operadora de turismo, Luiz Falco.

“Nestes 18 anos de Prêmio Broadcast Empresas procuramos destacar exatamente essa capacidade de algumas empresas obterem resultados elevados e proporcion­arem bons retornos aos acionistas, mesmo em tempos de crise”, diz a editora-chefe do Broadcast, Teresa Navarro.

Metodologi­a. A presente edição do Prêmio Broadcast Empresas teve participaç­ão de 185 empresas com ações negociadas na B3 e selecionad­as por terem patrimônio líquido acima de R$ 10 milhões, divulgado seus balanços no prazo previsto em lei e estarem em dia com seus credores no período analisado.

A metodologi­a avalia sete indicadore­s que fazem parte do dia a dia dos investidor­es e profission­ais do mercado financeiro: variação da rentabilid­ade patrimonia­l; pagamento de dividendos em relação ao patrimônio; índice preço/lucro (PL); preço/valor patrimonia­l da ação (P/VPA); oscilação da ação; volatilida­de da ação; e liquidez. Cada empresa é representa­da pela sua ação mais líquida (ON ou PN).

 ?? HÉLVIO ROMERO/ESTADÃO ?? Foto oficial. Rozenberg, da RD ( 5º da esquerda para a direita), entre os contemplad­os com o Prêmio Broadcast Empresas
HÉLVIO ROMERO/ESTADÃO Foto oficial. Rozenberg, da RD ( 5º da esquerda para a direita), entre os contemplad­os com o Prêmio Broadcast Empresas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil